FutebolCategorias de BaseOs frutos que a última Copinha deu ao profissional do Palmeiras

Os frutos que a última Copinha deu ao profissional do Palmeiras

A virada de ano se aproxima e com ela a ansiedade para voltar a ver o Palmeiras em campo. Porém, antes dos profissionais atuarem, as Crias da Academia jogam a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Verdão, campeão pela primeira vez em 2022, vai atrás de seu segundo título na competição que, além do troféu, rendeu outros frutos para o clube.

Nove jogadores, quase um time titular, campeões da Copinha atuaram na equipe profissional do Palmeiras em 2022: García, Vanderlan, Naves, Fabinho, Jhon Jhon, Bicalho, Gabriel Silva, Giovani e Endrick.

Começando com os laterais, Gustavo García é hoje a terceira opção no setor direito do Verdão, com cinco partidas disputadas (quatro no Brasileirão e uma no Paulista). Em seguida vem Vanderlan, talvez o que teve o melhor desempenho entre os nove nomes. O lateral esquerdo fez 16 partidas, um gol e uma assistência na equipe principal, se tornando o reserva imediato de Piquerez e “roubando” a vaga de Jorge.

O zagueiro Kaiky Naves disputou duas partidas, ambas pelo Campeonato Brasileiro, entrando na 2ª etapa em dois jogos seguidos, contra Juventude e Santos.

LEIA MAIS > PSG faz oferta milionária por Estêvão; Palmeiras já tem resposta

Seguindo a lista, no meio de campo, Fabinho, volante promissor, atuou em seis partidas pelo profissional (quatro no Brasileirão e duas na Libertadores). Ainda no meio, Jhon Jhon é um meia estrelado das categorias de base, que pode inclusive ganhar mais espaço em 2023, tendo entrado em campo apenas uma vez pelo profissional até aqui.

Em seguida, Pedro Bicalho atuou duas vezes em 2022, porém foi emprestado para o Santa Clara-POR para ganhar rodagem. Outro que jogou a Copinha e atuou pelo profissional, mas deixou o clube empresta é Gabriel Silva. O atacante também jogou só duas partidas no time principal em 2022, mas com as outras temporadas já soma 29 jogos e dois gols.

+ Siga nosso Instagram

Ainda, Giovani, que tem 14 jogos em 2021 e seis em 2022 no profissional, jogou a Copinha e é uma das principais esperanças de novidades no ataque em 2023, já que vem tendo muitos problemas com lesões.

Por último, Endrick, de apenas 16 anos e que já foi vendido ao Real Madrid, atuou sete vezes no profissional e marcou três gols na reta final do Brasileirão.

Todos estes nomes não poderão atuar mais pela Copinha e são cotados para ganharem mais oportunidades no Campeonato Paulista de 2023, torneio que possibilita o treinador rodar mais o elenco, sem tanta pressão.

O Palmeiras está no Grupo 3 da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023, junto com Juazeirense, Rio Preto e Santana, estreando no dia 3 de janeiro, em São José de Rio Preto.

LEIA MAIS > Palmeiras em alta: Leila projeta 2023 e fala sobre primeiro ano de mandato

+ Palmeiras