FutebolCategorias de BaseCrias da Academia se espalham por todas as posições do profissional do...

Crias da Academia se espalham por todas as posições do profissional do Palmeiras em 2023

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

A diretoria do Palmeiras vem trabalhando para que as categorias de base sejam o motor das renovações do elenco, e não as contratações externas. Neste sentido, o clube ainda não fez nenhuma aquisição em 2023 e os principais reforços são provenientes da base.

Não há muita expectativa de reforços até aqui, havendo apenas alguns rumores e com o torcedor já ciente de que deverão chegar, no máximo, dois nomes novos, se vierem. Já em relação às categorias de base do Palmeiras há muita expectativa, isso porque muitos jovens talentosos foram promovidos à equipe principal recentemente e são tratados como verdadeiros reforços, tendo assim Crias da Academia para todas as posições.

Para começar, no gol, além de Vinícius Silvestre, que seguirá no Verdão em 2023, outro subindo é Kaique, que ainda espera a sua chance de ouro como titular, o que é pouco provável de ocorrer por ser o 4° goleiro. Vale lembrar que o jovem está na lista da convocação do Brasil Sub-20 para o Sul-Americano 2023.

Nas laterais, na esquerda, há Vanderlan, reserva imediato do titular Piquerez. O lateral de 20 anos estreou no profissional em 2020 e possui 25 partidas até aqui, com um gol e uma assistência. Na esquerda, há também Lucas Esteves, que retornou de empréstimo da MLS, mas não deve permanecer no clube, estando próximo de fechar com o Fortaleza.

LEIA MAIS > Quintero é oferecido ao Palmeiras e clube toma decisão

Com 22 anos, Esteves jogou 27 partidas pelo Verdão entre 2019 e 2021, tendo um gol marcado. Caso ela seja realmente negociado, o Palestra pode ainda subir Ian, que deverá atuar na Copinha 2023 e poderá ser opção na esquerda da equipe principal. Já na direita, há Gustavo Garcia. Nascido em 2002, o atleta estreou no profissional em 2021, tendo até aqui 16 partidas, e sendo a 3ª opção na lateral direita alviverde.

Na zaga, o Palmeiras conta com Kaiky Naves, que tem apenas quatro partidas no time profissional, sendo duas em 2021 e duas em 2022. Acontece que ele hoje é apenas a 5ª opção na defesa e ainda espera seu espaço, que pode surgir caso Kuscevic deixe o clube na próxima temporada.

Quanto aos volantes, o Verdão já conta desde 2020 com os “jovens experientes” Danilo e Gabriel Menino. Além deles, Fabinho pode vir a ser uma opção, principalmente caso o time tenha alguma baixa neste setor. A Cria da Academia estreou em 2021 e até aqui fez 17 partidas, mas na grande parte entrou na reta final do jogo.

+ Siga o Twitter do PALMEIRAS ONLINE

Na função de armador vem sendo raro ter um jogador da base, mas pode ocorrer em 2023 com Jhon Jhon. Considerado um dos melhores da base em 2022, o atleta fez apenas uma partida nas duas últimas temporadas e pode ganhar mais rodagem, em um setor mais escasso na próxima temporada.

Nas pontas, com a saída de Wesley ainda há Giovani, grande esperança do Palmeiras, que já tem 20 jogos e um gol no profissional, mas perdeu boa parte de 2022 lesionado.

Por fim, na função de centroavante, há Endrick, a grande joia do Verdão, que estreou em 2022 com três gols em sete partidas, tendo apenas 16 anos. 

Lembrando que há ainda algumas estrelas da base que podem subir em 2023, como Luís Guilherme e Estevão, se estiver dentro do planejamento do clube. Para acompanhar o desenvolvimento dos jovens atletas e testar as opções, o Campeonato Paulista é visto como o principal ‘laboratório’, e a comissão técnica pode utilizá-lo para rodar o elenco e testar as Crias da Academia em suas posições.

LEIA MAIS > Nove campeões da Copinha passaram pela equipe profissional do Palmeiras em 2022

+ Palmeiras