FutebolHá 62 anos, Palmeiras vencia o primeiro dos 11 títulos de Brasileirão

Há 62 anos, Palmeiras vencia o primeiro dos 11 títulos de Brasileirão

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

No dia 28 de dezembro de 1960, o Palmeiras conquistou sua primeira Taça Brasil, correspondente da época ao atual Brasileirão. A partida foi memorável, com direito a goleada em cima do Fortaleza.

O regulamento era no mínimo confuso. O Palmeiras entrou nas semifinais da Taça Brasil pois os dois estados finalistas do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1959 (São Paulo e Pernambuco) tinham direito a uma vaga direta para seus clubes campeões. Como o Palmeiras havia sido campeão paulista, entrou já nas semis.

LEIA MAIS > Palmeiras não libera Endrick e Giovani para Seleção Brasileira Sub-20

Assim, pegou o Fluminense, empatando sem gols no Pacaembu e vencendo por 1 x 0 no Maracanã, com gol de Humberto Tozzi. O Verdão da época, comandado por Oswaldo Brandão, era escalado com Jorge; Djalma Santos, Aldemar, Valdemar Carabina e Chinesinho; Zequinha, Tozzi e Julinho Botelho; Osvaldo Cruz, Nardo e Valdir.

Na final, o Palestra enfrentou o Fortaleza, vencendo o jogo de ida, fora de casa, por 3 x 1 e efetuando uma grande goleada em casa: 8 x 2, com público de mais de 40 mil pessoas no Pacaembu.

O título inédito deu ao Verdão a participação inédita na Libertadores do ano seguinte, iniciando outra grande história.

LEIA MAIS > Quintero é oferecido ao Palmeiras e clube toma decisão

+ Palmeiras