FutebolExtra!Pelé e Palmeiras: A história do Rei do Futebol e do Maior...

Pelé e Palmeiras: A história do Rei do Futebol e do Maior Campeão do Brasil estão entrelaçadas

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Morreu na tarde desta quinta-feira (29), o Rei do Futebol, Pelé, aos 82 anos, em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento estava internado desde o dia 29 de novembro e lutava contra um câncer de cólon. Ao longo de sua trajetória, os caminhos do Rei e do Palmeiras, Maior Campeão Nacional, se cruzaram em diversas oportunidades.

No começo de sua carreira, Pelé contou com o apoio de dois jogadores que atuaram pelo Palmeiras: Waldemar de Brito e Jair Rosa Pinto. Waldemar, que atuou como atacante na Seleção Brasileira e no Verdão, nas décadas de 30 e 40, foi o descobridor de Pelé, sendo o responsável por levá-lo da base do Bauru Atlético Clube ao Santos, em 1956.

LEIA MAIS > Novo Endrick? Meia mira fazer história na Copinha antes de integrar o profissional do Palmeiras

Já na Vila Belmiro, em seus primeiros anos na Baixada Santista, o jovem camisa 10 recebeu conselhos do companheiro de equipe Jair, meia do Brasil na Copa de 1950 e um dos heróis do título mundial de 1951 do Palmeiras.

“O Jair era um professor para todos nós e ensinava muita coisa ao Pelé”, disse o ídolo santista Pepe.

Pelé enfrentou o Palmeiras pela primeira vez no 15 de maio de 1957 e tiveram o último encontro em 9 de setembro de 1974. Durante a Era Pelé, Verdão e Santos tiveram jogos memoráveis, mas apenas uma final de campeonato. Os clubes decidiram o Supercampeonato Paulista, em 1959, com o Palmeiras saindo campeão.

+ Siga o Twitter do PALMEIRAS ONLINE

Mesmo quando Palmeiras e Santos não se enfrentaram em campo, o Verdão esteve presente. Uma semana depois de Pelé marcar o seu milésimo gol, em uma partida no Maracanã, o Santos enfrentou o Botafogo no Parque Antarctica, estádio do Palmeiras, no dia 26 de novembro de 1969. Antes do jogo, a diretoria alviverde prestou uma homenagem ao Rei do Futebol pela marca alcançada. O diretor de futebol da época, José Gimenez Lopes, e os jogadores Leão, Baldochi e Cabralzinho entraram em campo para entregar uma placa de prata ao Rei.

Pelé foi tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, o único jogador na história a conquistar três Copas do Mundo como jogador, marcou mais de 1.200 gols e revolucionou o futebol.

O velório de Pelé será aberto ao público e realizado das 10h (de Brasília) de segunda-feira (01) até as 10h de terça (2), na Vila Belmiro, em Santos. O enterro será restrito aos familiares, na terça, no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos.

LEIA MAIS > Entenda porque o Palmeiras será o último paulista a se reapresentar

+ Palmeiras