FutebolAcademias do Palmeiras e Rei do Futebol: Os anos mágicos do futebol...

Academias do Palmeiras e Rei do Futebol: Os anos mágicos do futebol paulista

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O futebol está de luto após a morte do maior jogador de todos os tempos, Pelé. O Rei do Futebol faleceu na tarde desta quinta-feira (29), no Hospital Hospital Albert Einstein, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, de acordo com o boletim médico. Pelé lutava contra um câncer de cólon e estava internado desde o dia 29 de novembro.

O Palmeiras das décadas de 50, 60 e 70, quando ficou conhecida como Primeira e Segunda Academira, foi o principal adversário do Santos de Pelé. As equipes protagonizaram jogos memoráveis, se encontrando em 57 oportunidades, com 17 vitórias palestrinas, 28 vitórias santistas e 12 empates. O Rei do Futebol anotou 33 gols no período.

LEIA MAIS > Empresário de Dudu revela verdadeiro responsável por renovação com o Palmeiras

Um dos jogos inesquecíveis da época foi a derrota do Palmeiras por 7×6 para o Santos de Pelé, no Pacaembu, pelo Torneio Rio-São Paulo, no primeiro e único confronto entre dois rivais estaduais que teve 13 gols. Naquela partida, o Verdão saiu derrotado por 5×2 no intervalo, mas conseguiu reverter para 6×5. O jogo reservava mais emoções e o Palmeiras não conseguiu resistir ao time santista, amargurando o revés.

“Muitos dizem que foi o jogo do século. Houve tanta emoção que alguns torcedores morreram do coração”, lembrou Mazzola, ex-Palmeiras e autor de dois gols palestrinos naquela partida.

Apesar da rivalidade e da grande qualidade técnica dos clubes, Palmeiras e Santos de Pelé se enfrentaram em apenas uma final. A grande decisão aconteceu em 1959, pelo Supercampeonato Paulista, e o Palmeiras se sagrou campeão após vencer por 2×1, com Pelé abrindo o placar para o Santos e Julinho e Romeiro virando o jogo para o Verdão.

A conquista do Palmeiras em 59 impediu um feito histórico do Santos de Pelé, que havia vencido o Paulistão de 1958 e também venceu nos anos de 1960, 1961 e 1962, e chegaria a cinco estaduais seguidos, feito que jamais aconteceu até hoje.

+ Siga o Twitter do PALMEIRAS ONLINE

O Palmeiras foi uma pedra no sapato para o Santos de Pelé. Entre 1958 e 1969, o time da baixada santista só não foi campeão paulista nas edições de 1959, 1963 e 1966, anos em que o próprio Palmeiras venceu o torneio.

Para fechar, é importante lembrar que foi o Palmeiras o responsável pela pior derrota do Santos de Pelé, ao aplicar uma goleada por 5×0 no time do litoral, em São Paulo.

LEIA MAIS > Adeus a Pelé! Palmeiras decreta luto oficial de sete dias

+ Palmeiras