FutebolAinda sem reforços, Palmeiras sai atrás de concorrentes na temporada?

Ainda sem reforços, Palmeiras sai atrás de concorrentes na temporada?

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O Palmeiras já deu o pontapé inicial na temporada 2023 e, até o momento, sem novas contratações. Em contrapartida, o elenco de Abel Ferreira perdeu dois jogadores titulares, Gustavo Scarpa e Danilo, que se transferiram para o Nottingham Forest, da Inglaterra.

O cenário preocupa o torcedor, que cobra a diretoria por reforços. Dessa forma, é necessário analisar: o Palmeiras sai atrás de seus rivais e concorrentes nesta temporada?

LEIA MAIS > Palmeiras: Valor da venda de Endrick já tem destino certo; Confira

Para responder esta pergunta, é necessário levar vários quesitos em consideração e não as contratações de forma isolada. Um ponto muito importante é a manutenção do comando técnico e da base do elenco titular.

Abel Ferreira e sua comissão técnica iniciam sua terceira temporada no comando do Palmeiras, algo que podemos considerar raro no futebol brasileiro. A longevidade do trabalho leva ao melhor conhecimento da equipe, tanto de suas qualidades técnica e táticas quanto de suas deficiências. O grande fator que devemos levar em conta é que a comissão técnica já trabalhava com a possibilidade da venda de Danilo e já monitorava atletas para suprir essa ausência. É necessário partir do princípio de que Abel Ferreira já conhecia a possibilidade de iniciar a temporada sem reforços e, como se imagina, já tem em sua mente os jogadores do plantel que podem atuar até a chegada de novos nomes.

Além do comando técnico, as renovações, responsáveis pela manutenção da grande maioria dos atletas titulares, é um ponto muito positivo. Atletas e comissão técnica caminham juntos há, pelo menos, dois anos. Os jogadores já conhecem e estão adaptados ao estilo de jogo de Abel Ferreira… um laço que rende frutos dentro de campo, como bem sabemos.

A chegada de novos atletas é o terceiro dos três importantes pilares, sendo o primeiro e o segundo a a manutenção do comando técnico e do elenco titular, formado por jogadores importantes e de qualidade. Se desmembrarmos os setores do Palmeiras, fica mais fácil analisar qual está mais deficiente e, evidentemente, é o meio de campo. Na defesa e no ataque contamos com peças de extrema qualidade, que já estão entrosados e bem adaptados ao estilo de jogo do clube. No ataque, inclusive, o Palmeiras ganhou um excelente reforço com a ascensão de Endrick.

+ Siga o Twitter do Palmeiras Online

No meio de campo, Abel Ferreira perdeu Gustavo Scarpa na parte ofensiva e de criação de jogadas. Nos bastidores do clube, entende-se que Bruno Tabata chegou para repor esta saída, mas há algo mais que devemos levar em conta: o retorno de Raphael Veiga. Veiga era o dono da posição até se lesionar e Scarpa assumir a titularidade. Recuperado, o camisa 23 está de volta ao elenco titular e atuará na criação.

O jogador Gustavo Scarpa, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Avaí FC, durante partida válida pela trigésima terceira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)
O jogador Gustavo Scarpa, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Avaí FC, durante partida válida pela trigésima terceira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

A maior deficiência está no setor defensivo do meio de campo, com a saída do volante Danilo. Hoje, Abel Ferreira conta com Gabriel Menino e Jailson como os mais cotados para assumir a posição, pelo menos até a chegada de um novo nome. O clube já monitora o mercado em busca de uma reposição é Matheus Henrique, jogador do Sassuolo, da Itália, é o mais cotado para iniciar uma negociação.

Portanto, a pressa e a cobrança do torcedor por reforços é justa e aplicável, já que um time de sucesso precisa sempre estar atento ao elenco titular e oferecer bons jogadores para a comissão técnica. Mas é necessário levar em conta outros fatores além das contratações e entender que a manutenção de Abel Ferreira e da maioria de seu elenco titular são fatores importantíssimos e que, se compararmos com outros times brasileiros, podem ser consideradas contratações de peso.

LEIA MAIS > Palmeiras desiste de contratar meio-campista europeu

+ Palmeiras