FutebolSem reforços, Zé Rafael se consolida como 'camisa 5' do Palmeiras e...

Sem reforços, Zé Rafael se consolida como ‘camisa 5’ do Palmeiras e apresenta bom desempenho; Veja números

A grande necessidade do Palmeiras nas duas janelas de transferências do ano foi a contratação de um volante, um camisa 5, para suprir a saída de Danilo, vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, em janeiro. Porém, o reforço não chegou e Zé Rafael seguirá atuando improvisado na posição. A boa notícia é que o atleta vem fazendo ótimos jogos como camisa 5 e sendo fundamental no elenco.

No jogo contra o Atlético-MG, na última quarta-feira (2), pela ida das oitavas de final da Libertadores, Zé Rafael foi um dos destaques em campo. Fazendo uma grande partida e contribuindo para a solidez da defesa, Zé realizou quatro desarmes fundamentais, o que o fez se tornar o jogador com mais desarmes pela competição, com 20 no total.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

No Campeonato Brasileiro, Zé Rafael também se destaca na característica, sendo o terceiro atleta com mais desarmes, somando 44, segundo informações do GE.

O bom desempenho de Zé Rafael atuando como camisa 5 solucionou o problema da falta de um volante no time titular, mas deixou a lacuna no banco de reservas. Atualmente, Abel Ferreira conta com Jailson e Fabinho como opções para a posição, mas nenhum dos dois consegue manter o mesmo desempenho de Zé quando exigido. Há ainda a possibilidade de improvisar o zagueiro Luan na posição, algo que já foi cogitado por Abel Ferreira, ou recuar Gabriel Menino para a função de um 5, o que já foi testado pelo técnico.

A necessidade de um reserva para a posição e a ‘dependência’ de Zé Rafael no elenco titular pode ser exposto pela comparação dos resultados das partidas com e sem o meia em campo. Os números trazidos pelo GE mostram uma queda brusca de desempenho nos jogos em que Zé esteve ausente. Por outro lado, com o jogador em campo, os números são ótimos.

+ Pela primeira vez desde 2015, Palmeiras não contrata; Veja comparação entre Barros e Mattos

Ao todo, o jogador não atuou pelo Palmeiras em 10 partidas neste ano, sendo quatro desfalques recentes por lesão: a vitória contra o Bolívar (Libertadores), empate com o Athletico-PR (Brasileirão), derrota para o São Paulo (Copa do Brasil) e empate com o Flamengo (Brasileirão). Em duas destas partidas, Abel Ferreira optou por escalar o time com três zagueiros e, em outras duas, a opção foi recuar Gabriel Menino e escalar Richard Ríos como segundo volante.

Nos dez jogos sem Zé Rafael entre os titulares, os resultados foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, um aproveitamento de 53,3%. Já, com o jogador entre os titulares, o que aconteceu em 38 jogos nesta temporada, o aproveitamento sobe para 72,8%, com 5 vitórias, oito empates e cinco derrotas.

Dessa forma, com bom desempenho em campo e ótimos números na temporada, somado à falta de uma reposição à altura no banco de reservas, Zé Rafael deve ser um dos atletas mais exigidos no restante da temporada. O atleta chegou ao Palmeiras em 2019, somando até aqui 244 jogos, 21 gols, 19 assistências e nove títulos. O jogador tem contrato com o clube até o final de 2025.

+ Palmeiras