FutebolCâmera estranha? Entenda porque as imagens de Palmeiras x Atlético-MG receberam críticas

Câmera estranha? Entenda porque as imagens de Palmeiras x Atlético-MG receberam críticas

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Durante a transmissão do jogo entre Palmeiras e Atlético-MG, pela volta das oitavas de final da Libertadores, na última quarta-feira (9), no Allianz Parque, um fato chamou atenção e foi muito discutido pelos torcedores nas redes sociais: a posição da câmera utilizada para a transmissão.

A câmera estava posicionada bem mais alta que o habitual em jogos no Allianz Parque, gerando uma imagem mais aberta, deixando o campo mais distante e, consequentemente, os jogadores menores. O fato causou estranheza e incômodo nos torcedores que acompanharam o jogo pela televisão, além da dúvida quanto à mudança de ângulo.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

A explicação para a alteração no posicionamento da câmera tem a ver com o VAR. É importante lembrar que a geração das imagens da transmissão é feita pela Conmebol, que repassa para as emissoras detentoras dos direitos de transmissão da partida. Assim, o posicionamento da câmera no Allianz precisou ser alterado pois o sistema do VAR fornecido pela Conmebol necessita que todas as câmeras estejam alinhadas para funcionar 100%, segundo informações do Lance!.

O sistema do VAR utilizado pela entidade é diferente do usado pela CBF e passa por constantes evoluções. A atualização do posicionamento das câmeras aconteceu para as oitavas de final da Libertadores e exige que todas estejam no mesmo patamar, o que não era preciso nas fases anteriores.

+ Foi pênalti? Veja análise do VAR do lance de Gabriel Menino em Palmeiras x Atlético-MG

No Allianz Parque, a câmera de impedimento usado pelo VAR não fica no mesmo local que a da transmissão, sendo que a do árbitro de vídeo fica em um andar acima. Por isso, foi preciso que as duas câmeras ficassem alinhadas, no mesmo andar, e a câmera da transmissão precisou ser deslocada para o último andar do estádio, onde fica a de impedimento.

Após a partida, a entidade entendeu que o ângulo da câmera da transmissão realmente não ficou bom na TV, segundo o Lance!, mas pelo menos o VAR foi utilizado em sua capacidade total. Para não ocorrer os mesmo problema no jogo das quartas de final, a Conmebol já estuda uma possibilidade para aliar a eficiência do VAR com a imagem entregue gerada para a transmissão. Alguns testes serão realizados no Allianz Parque para que uma solução seja encontrada até o confronto contra o Deportivo Pereira, marcado para a semana do dia 30 de agosto.

+ Palmeiras