FutebolContinua como 5 ou volta a jogar como 8? Zé Rafael fala...

Continua como 5 ou volta a jogar como 8? Zé Rafael fala sobre função defensiva no Palmeiras

Após a saída de Danilo do Palmeiras, vendido ao Nottingham Forest, em janeiro, Zé Rafael passou a atuar improvisado como primeiro volante, um camisa 5, mais próximo da defesa. Antes, o meia atuava como segundo volante, camisa 8, que joga mais avançado no meio de campo, próximo ao ataque.

O atleta mostrou ótimo desempenho na nova função e vem acumulando boas atuações, incluindo o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético-MG, na última quarta-feira (9), que garantiu a classificação do Palmeiras para a próxima fase da competição. Zé Rafael foi o melhor jogador da partida, dominando o meio de campo e se destacando defensivamente.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

Após o jogo, durante entrevista na zona mista do Allianz Parque, o meia comentou sobre sua função defensiva no time do Palmeiras e, ao ser questionado se seguirá atuando como um 5, revelou que seguirá fazendo o que o técnico Abel Ferreira pedir. Porém, Zé também contou que sente saudades de atuar mais avançado, como 8, e poder chegar mais ao ataque.

“Saudades (de jogar como 8) eu sinto, claro… Eu acho que, como 2º volante, eu era um pouco mais participativo ofensivamente. Mas estou me adaptando bem à função de 5. Estou dando meu melhor nos treinos para evoluir cada vez mais. A cada partida eu tenho evoluído um pouquinho. O mais importante para mim é isso: cumprir a função tática que o Abel pede para mim e que a gente siga vencendo”, comentou o jogador.

A atuação de Zé Rafael contra o Atlético-MG também foi tema da coletiva de Abel Ferreira. O técnico exaltou o jogador e revelou que ‘nem em seus melhores sonhos’ imaginou que o meia se sairia tão bem na função de primeiro volante.

+ Foi pênalti? Veja análise do VAR do lance de Gabriel Menino em Palmeiras x Atlético-MG

“Temos um 5 top. Queríamos outro igual a ele, mas vai ser difícil. Ele está impossível, um monstro, uma máquina. Só espero que o joelho dele esteja firme, hoje jogou a 70% do que pode. Obrigado a ele por todo o sacrifício que faz. Nunca, nos meus melhores sonhos, imaginei que ele fosse passar de um 8 nota seis para um 5 nota 10. Top o que fez no jogo. Espero que não tenha nada”, disse Abel.

O Palmeiras avançou às quartas de final da Libertadores após vencer o jogo de ida por 1×0, no Mineirão, e empatar a volta por 0x0, no Allianz Parque, nesta quarta-feira (9). Na próxima fase, o Verdão encara o Deportivo Pereira, da Colômbia. Dono da melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, o Alviverde seguirá com a vantagem de jogar a partida de volta em casa. Os jogos ainda não possuem datas definidas, mas acontecem nas semanas dos dias 23 e 30 de agosto.

+ Palmeiras