Nesta quarta-feira (23), o Palmeiras entra em campo pela partida de ida das quartas de finais da Libertadores 2023. O jogo marcará um confronto inédito contra o Deportivo Pereira, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hernán Ramirez Villegas, em Pereira, Colômbia.

O Alviverde defende um retrospecto favorável contra clubes colombianos. Assim, se levarmos em consideração todos os jogos contra os times do pais vizinho, o Verdão possui 16 vitórias, quatro empates e somente três derrotas, obtendo 75% de aproveitamento. Além disso, vale observar que o Palmeiras teve 47 gols marcados e 23 sofridos nos confrontos.

Mais sobre o Palmeiras Online:
Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no Twitter
Inscreva-se no Youtube
Podcast

Curiosamente, vale lembrar que o Alviverde já jogou na cidade do Deportivo Pereira. O clube paulista foi até Pereira em junho de 1994 para enfrentar a forte Seleção da Colômbia, que se preparava para jogar a Copa do Mundo dos Estados Unidos. Infelizmente, o Verdão não conseguiu segurar a equipe nacional e perdeu pelo placar de 3 a 0.

Um outro fato curioso sobre aquele jogo é que dois dos gols da Seleção Colombiana foram marcados por Freddy Rincón, que na época estava se transferindo do Palmeiras para o Napoli, da Itália.

Jogador Colombiano Freddy Rincón, atuou como meia no Palmeiras. (Foto: Reprodução)

Rival do Palmeiras está jogando a competição pela primeira vez

O Deportivo Pereira está fazendo a sua estreia na Libertadores e até aqui tem conseguido bons resultados. O time colombiano estava no Grupo F e se classificou em segundo lugar com 8 pontos, deixando o tradicional Colo Colo-CHI e Monagas-VEN para trás. Dentro dos seus domínios, os colombianos, inclusive, chegaram a ganhar do Boca, que foi o primeiro do grupo, pelo placar de 1 a 0.

+ Após 24 anos, Palmeiras volta a enfrentar um colombiano no mata-mata da Libertadores

Time do Deportivo Pereira, da Colômbia, adversário do Palmeiras na Libertadores

Já nas oitavas de final, eles enfrentaram o Independiente del Valle-EQU e venceram pelo placar mínimo no jogo de ida, na Colômbia. Na volta, no Equador, o Pereira voltou a fazer história, empatando por 1 a 1 e se classificando para as quartas.

Os feitos dos colombianos se tornam maior quando voltamos quatro anos atrás. Em 2021, o clube quase decretou falência, mas agora vive uma ascensão inesperada dentro do país. Inclusive, a vaga na atual edição da Libertadores se deu pelo título do Torneio Finalización de 2022, o segundo turno do Campeonato Colombiano.

O jogador Rony, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Delfín SC, durante partida válida pelas oitavas de final (ida), da Copa Libertadores, no estádio Jocay. (Foto: Cesar Greco)

Por fim, essa não será a primeira vez que Abel Ferreira encontrará estreantes na Libertadores. Em 2020, o comandante português encarou o Delfin, do Equador, nas oitavas de final. Contudo, o Palmeiras não tomou conhecimento do time equatoriano e se classificou com o placar agregado de 8 a 1. Aquela eliminatória, inclusive, marcou as primeiras partidas do treinador no torneio, isso sem mencionar que o Verdão se sagrou campeão no fim da competição.

+ Conheça a história, destaques e os reforços do Deportivo Pereira para encarar o Palmeiras