FutebolEmoção demais! Endrick 'deixa' carta para o irmão e relata passado difícil...

Emoção demais! Endrick ‘deixa’ carta para o irmão e relata passado difícil antes de sucesso no Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Fenômeno nas categorias de base do Palmeiras e, hoje, um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, Endrick publicou uma carta aberta para seu irmão mais novo, Noah, no “The Players Tribune”. Na publicação, o jovem relembrou as dificuldades da infância até o atual sucesso no Verdão e na Seleção Brasileira.

Com a ajuda dos pais, Douglas e Cíntia, Endrick narrou a trajetória de sua família em busca de seu sonho de ser jogador de futebol. O jovem relatou as dificuldades enfrentadas por eles durante sua infância e afirmou “a vida que estamos vivendo agora não surgiu do nada”.

“Como você sabe, na nossa família tudo sempre começa e termina com a bola. A Mãe diz que, quando eu era um bebê, nunca fiz vvvrrooooom!!! como você. Se me dessem um brinquedo, eu ficaria com ele cinco segundos e depois colocava de volta na caixa. Tudo que eu queria era “bola, bola, bola””, contou Endrick.

“Pode perguntar pra Mãe como eu me apresentava pras pessoas. ‘E qual é o seu nome, moleque?’ ‘Endrick Felipe Moreira de Sousa, ATACANTE’. As pessoas riam de mim, tá ligado? ‘Que criança mais fofa’. Mas, irmão, eu tava falando sério. Eu tinha certeza que conseguiria, e a nossa Mãe ainda chora quando se lembra disso. Ela sempre disse que as palavras têm poder”, escreveu.

Na carta, Endrick contou que não chegou a passar fome, mas que seus pais enfrentaram dificuldades maiores. O jovem escreveu sobre os momentos complicados vividos em São Paulo, quando se mudaram para a capital paulista para que Endrick pudesse treinar.

“Ela (mãe) deixou sua vida pra trás para apoiar meu sonho em São Paulo. O clube só tinha espaço para mim, mas ela disse que não tinha como eu ir sem ela. O Pai ficou em Brasilia, trabalhando para mandar dinheiro pra gente, enquanto ela foi morar comigo em uma casinha junto com alguns dos meus companheiros. Todos debaixo do mesmo teto. Mas quando a gente ia treinar, a Mãe não tinha com quem conversar. Não tinha TV nem internet em casa, então, ela levava a Bíblia para o parque, sentava e falava sozinha com Deus. A única coisa que ela possuía na casa era uma cadeira. Ela deixava a bolsa em cima dela e, quando a gente ia pra cama, ela dormia um pouco no colchão que ficava no chão”, contou.

“Lembro que teve momentos em que eu estava meio com fome, pouco antes de dormir, sabe? Tipo, eu podia comer. Então, eu perguntava pra Mãe se tinha alguma coisa e ela dizia: ‘Vai dormir, Endrick, que a fome passa’.

“Outras vezes, quando a gente estava desesperado por dinheiro, a Mãe conseguia pedir emprestado arroz ou mesmo algum trocado. Mas um dia, irmão… Ela não tinha mais para quem pedir. Estava sem dinheiro e sem ter a quem recorrer. Ela ligou para o Pai e disse: ‘Douglas, estou com fome… não sei o que fazer'”.

“O Pai mandou 50 reais, mas o dinheiro só ficaria disponível no dia seguinte. Ela se ajoelhou e orou a Deus pedindo ajuda. Então, ela pegou a bolsa na cadeira e começou a revirar, cavando até o fundo. Ela achou 2 reais, irmão. Trocados perdidos. Um presente de Deus. Ela foi ao supermercado e comprou broinha de milho de dois dias. E se você perguntar a ela agora, ela vai te dizer que o sabor estava maravilhoso. A Mãe fala que a fome traz uma sensação muito estranha. Faz com que até broinha de milho de dois dias tenha o melhor gosto do mundo”, concluiu.

Endrick contou ainda sobre o emprego de seu pai no Palmeiras.

“O Pai também se sacrificou muito. Depois de alguns meses, ele veio para São Paulo nos apoiar e foi até o Palmeiras, pedindo ao clube um emprego onde fosse possível. Eles só tinham uma vaga. O Pai começou a trabalhar na equipe de limpeza, dentro do estádio. Ele sempre sonhou em estar em um ambiente de vestiário quando era menino, então, ele ia trabalhar com um sorriso no rosto. Ele ficou lá por três anos, primeiro catando lixo no estádio e depois sendo promovido para limpar o vestiário do time titular. Ele dizia para os jogadores que um dia seu filho jogaria com eles”.

Endrick falou sobre o sonho de vestir a camisa 9 do Real Madrid, do objetivo de conhecer o Cristiano Ronaldo e de que o restante da temporada com o Palmeiras termine bem. O jovem finalizou afirmando que um de seus maiores objetivos já tinha se cumprido, que seu irmão viva a vida que desejar.

“Na verdade, eu tinha outro objetivo, mas não vou numerar aqui, porque já foi alcançado. Esse objetivo é que você viva a vida que desejar, seja ela qual for. Durante três gerações, ou talvez mais, a nossa família teve que perseguir o sonho do futebol, tentado mudar nossas condições. Mas agora você pode fazer o que você quiser. Você pode ser médico ou advogado, ou talvez, já que vamos para a Espanha, no país de Nadal e Alcaraz, você pode se tornar um tenista profissional. Você já está correndo atrás da bola, como eu. Então você pode ser jogador de futebol, se quiser. Mas você não tem que ser. Não há mais estresse, graças a Deus, graças à Mãe e ao Pai, e graças ao futebol. Quero que você aproveite sua vida como quiser, irmão. É o meu presente pra você”, escreveu.

“Espero que você entenda, irmão. A vida que estamos vivendo agora não surgiu do nada. Foi conquistada, com muito trabalho e muitas lágrimas. Mamãe sempre diz que um único erro pode fazer com que tudo desmorone, e ela está certa. No momento em que esquecemos de onde viemos, corremos o risco de nos perdermos. É por isso que estou te dando como presente a história da nossa família”, escreveu.

Após conquistar todos os títulos de expressão nas categorias de base, Endrick é titular absoluto do time do Palmeiras e foi vendido ao Real Madrid por 72 milhões de euros.

Clique aqui para ler a carta completa escrita por Endrick ao seu irmão Noah.

Canal do Palmeiras no whatsapp

Participe do canal exclusivo do Palmeiras Online no whatsapp e receba notícias quentinhas do Verdão diretamente no seu celular. Clique aqui e aproveite!

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

+ Palmeiras