FutebolEx-atleta da base do Palmeiras pode ser próximo brasileiro a se naturalizar...

Ex-atleta da base do Palmeiras pode ser próximo brasileiro a se naturalizar português

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Não é novidade que muitos brasileiros acabam servindo a Seleção Portuguesa, seja por faltas de oportunidades na Seleção Brasileira ou até por opção própria. Assim, João Costa, ex-atacante das bases do Palmeiras e Corinthians, pode ser o próximo a seguir esse caminho.

Para quem não se lembra, o jogador de 19 anos chegou a atuar junto com Endrick. No entanto, ele foi bem cedo para a Itália, atuando pelas equipes Sub-17, Sub-18 e Sub-19 da Roma. Agora, o jovem passou a integrar o elenco profissional do clube italiano.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

Costa costuma atuar pelas pontas, sendo mais utilizado na direita e, dessa forma, começou a integrar a equipe profissional quando o time ainda era treinado por José Mourinho. Após a saída do comandante português, as oportunidades continuaram com Danielle de Rossi e, até o momento, o atacante disputou duas partidas da Europa League e uma no Campeonato Italiano.

+ Libertadores: Liverpool ‘bagunça’ grupo do Palmeiras

João Costa, ex-jogador da base do Palmeiras, comemorando gol pelas equipes de base da Roma (Foto: Reprodução)
João Costa, ex-jogador da base do Palmeiras, comemorando gol pelas equipes de base da Roma (Foto: Reprodução)

Apesar de ter nascido em Umuarama (PR), João Costa já possui cidadania portuguesa, chegando a ser convocado para Seleção Lusitana Sub-19. Desse modo, em 2023, ele jogou cinco partidas pelos portugueses, sendo titular em duas delas.

A primeira convocação do jovem para os treinos da Seleção Portuguesa Sub-19 ocorreram em março do ano passado. Assim, segundo pessoas próximas a Costa, de acordo com o UOL, ele não teve dúvidas em aceitar a convocação para a equipe europeia, admitindo gostar da experiência.

João Costa não é o primeiro brasileiro a seguir esse caminho

Como já dito, não é exatamente uma novidade um jovem brasileiro optar por servir à Seleção Portuguesa, sendo que os casos mais famosos são de Deco e Pepe. Contudo, existem casos mais frescos na memória, como Matheus Nunes, do Manchester City, e Otávio, do Al-Nassr.

Diferentemente do ex-jogador da base do Palmeiras, Nunes fez sua carreira na Europa desde jovem. Ele, inclusive, negou uma convocação do técnico Tite em 2021, pois já havia se comprometido com Portugal. Por outro lado, Otávio teve muito destaque no Porto e aceitou facilmente defender os portugueses.

Otávio comemorando gol pelo Al-Nassr (Foto: Reprodução)
Otávio comemorando gol pelo Al-Nassr (Foto: Reprodução)

Vale observar que essa naturalização de brasileiros para a seleção lusitana tomou conta dos holofotes há pouco tempo. O motivo foi o atacante Galeno, do Porto, que foi convocado por Dorival Júnior para os amistosos contra a Inglaterra e Espanha. Entretanto, ele estava no radar de Robert Martínez, técnico de Portugal e, no fim, acabou escolhendo o Brasil.

Apesar de já ter defendido as seleções de base, João Costa ainda pode rever sua decisão, já que atuar pelas seleções de base de um país não inviabiliza uma convocação para a equipe adulta de outro. Inclusive, até mesmo nas seleções principais existe uma tolerância de três jogos oficiais, desde que não sejam em uma Copa do Mundo.

Por fim, é interessante lembrar que a CBF ainda não monitora os jogadores nascidos no Brasil que interessam outras seleções. Desse modo, a confederação até possui uma equipe para fazer essa observação, mas um atleta que seja chamado para outra seleção não passará à frente de outros em uma lista de convocados.

+ Jornal espanhol volta a criticar Abel Ferreira por “prejudicar” Endrick no Palmeiras

Palmeiras não possui direito a futuras porcentagens de vendas do atacante

Mesmo tendo contado com Costa por duas temporadas em suas categorias de base, o Verdão não possui nenhum direito a futuras porcentagens de transferências, de acordo com o UOL. Por sua vez, o Corinthians, que foi o último clube do atacante no país, tem 20% do valor de uma futura venda.

+ AO VIVO! Onde assistir e quem narra Independiente del Valle x Palmeiras

+ Palmeiras