Blog do Thiago LopesPalmeiras é, no Brasil, a equipe com melhor aproveitamento ao vencer uma...

Palmeiras é, no Brasil, a equipe com melhor aproveitamento ao vencer uma partida após abrir o placar

Marcar primeiro não garante vitória, mas deixa muito times bem próximos dela. E é assim que funciona no  Palmeiras, a equipe no Brasil com o maior aproveitamento ao abrir o placar em uma partida e terminar os 90 minutos com a vitória. Isso de acordo com o CIES Fottbal Observatory, que fez um levantamento em 92 campeonatos nacionais, ou seja, a grande maioria das competições pelo mundo, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019.

Dessa forma, na média mundial o índice de vitórias, após uma equipe ficar em vantagem no marcador é pouco inferior a 70% – nas competições avaliadas. Vale ressaltar que o estudo é com base somente em campeonato de pontos corridos.

Obviamente, o Campeonato Brasileiro  esteve sob análise. Dessa forma, o Palmeiras ficou na liderança utilizando este critério. Isso porque o Verdão venceu 82,1% dos jogos em que marcou o primeiro gol, sendo assim, 92 de 112. Em grande parte, a equipe era liderada por Felipão, como sempre: objetiva e eficiente, chegando ao título do Brasileirão em 2018, e uma incrível sequência invicta na competição.

Ainda de acordo com CIES, o Santos fica na segunda posição, com 79 vitórias em 99 jogos, chegando a um aproveitamento de 79,8%. Fechando o Top-3, o Botafogo é a surpresa com 79,3% vencendo 65 de 82 partidas. No geral, o Brasileirão tem média de 71,6% (1204 de 1681) nesse quesito.

A GRANDE DIFICULDADE DO PALMEIRAS

Se para sair na frente do placar o Palmeiras tem facilidade e um excelente aproveitamento, a grande dificuldade é conseguir uma virada depois de sofrer o 1 x 0. Esse é um dos grandes problemas do elenco até hoje, que passou a acumular algumas eliminações em campeonatos de mata-mata.

A última virada do Verdão foi logo na estreia de Mano Menezes, contra o Goiás, no Serra Dourada, vencendo por 3 x 1. Até então, Mano havia feito em sua estreia, o que Felipão não estava conseguindo fazer. Como foi na derrota para o Corinthians no Allianz, para o Cerro Porteño na Argentina, Internacional no Beira-Rio, além das partidas contra Boca Juniors e Cruzeiro.

Na atual temporada, os comandados de Luxemburgo conseguiram uma virada, e foi contra o Mirassol, em casa, no Allianz Parque, conseguindo um 3 x 1. Por outro lado, no outro jogo em que saiu atrás do placar, diante do RB Bragantino, fora de casa, a equipe teve grandes dificuldades, e ao sofrer o 1 x 0, não conseguiu o empate, assim, tendo a primeira e única derrota no ano.

LEIA MAIS:

Mattos não descarta retorno ao Palmeiras caso Leila seja presidente

Palmeiras: volante volta após fim de empréstimo

Daniel Muñoz revela sonho na carreira e praticamente encerra conversar com o Palmeiras

+ Palmeiras