João Doria, governador de São Paulo, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes. Como é costumeiro desde a chegada do novo coronavírus, a coletiva acontece todos os dias.

Sobre o início do Campeonato Brasileiro previsto para 8 de agosto, Doria vetou que os clubes do Estado iniciem o Nacional sem antes terminar o Campeonato Paulista.

“Se não me engano, faltam três rodadas (na verdade, são duas mais o mata-mata) para concluir o campeonato (estadual). Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro. Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão,” disse.

João Doria, governador do Estado de São Paulo.

Na realidade restam seis datas: duas da fase de grupos, uma das quartas, uma da semi e uma da decisão. O Palmeiras ainda precisa enfrentar o Corinthians e o Água Santa.

A CBF indicou o final de semana de 8 e 9 de agosto para a estreia do Brasileiro. Doria disse que não foi consultado.

“Não houve consulta prévia ao Estado de São Paulo, mas aqui temos um bom entendimento com a Federação Paulista de Futebol, entendimento esse que prossegue,” afirmou.

A volta do Campeonato Paulista, segundo João Doria

Doria aproveitou a entrevista para apontar um cronograma de retorno da disputa do Campeonato Paulista.

“Até o final da semana que vem, no mais tardar, teremos uma posição relativamente à conclusão do Campeonato Paulista de Futebol,” disse.

O Palmeiras quer mais tempo para treinar. Tanto Vanderlei Luxemburgo quanto Felipe Melo apontaram que 30 dias é pouco para a retomada da forma física. As chances de lesões são altas se um retorno precoce acontecer.