FutebolPara relembrar: em jogo emblemático, Weverton foi o primeiro goleiro a sofrer...

Para relembrar: em jogo emblemático, Weverton foi o primeiro goleiro a sofrer um gol do Palmeiras no Allianz

Completaram-se sete anos desde o primeiro gol marcado pelo Palmeiras no Allianz Parque, no dia 7 de dezembro de 2014. O gol foi marcado por Henrique Dourado, vencendo, curiosamente, Weverton em cobrança de pênalti.

O contexto inicial não era tão animador. Era o jogo que decidia a permanência do Palmeiras na série A, a matemática dizia que ele teria que vencer o Athletico Paranaense para não depender de ninguém, mas se não vencesse, seu destino estaria condicionado a outros resultados da rodada.

A narrativa era o oposto do que ocorreu neste ano, pois, na ocasião, o CAP foi com o time reserva (tendo apenas três titulares, entre eles, Weverton), pois não já poderia terminar o campeonato em uma posição mais alta que o 8º lugar, logo não havia mais briga na temporada para a equipe. Então, a pressão era toda do Palestra e o nervosismo ficou estampado nos jogadores.

https://twitter.com/Yuri__MV83/status/1464928953559355395

A ESCALAÇÃO

No gol estava o ídolo Fernando Prass e já naquele ano Jailson estava como opção no banco. Outro que ainda está no elenco atual e que foi titular: Victor Luís, que compôs a lateral esquerda, enquanto João Pedro fazia a direita.

A dupla de zaga era formada por Lúcio e Nathan, enquanto Gabriel Dias (que poderá ser relacionado pelo Ceará contra o Palmeiras na próxima quinta-feira), Wesley, Renatinho e El Mago Valdivia, que jogou no sacrifício, fechavam o meio de campo.

Por fim, o ataque era estrelado por Mazinho e Henrique Ceifador, o artilheiro daquela temporada. Além dos 11 iniciais os gringos Victorino, Mouche e Cristaldo entraram no decorrer da partida.

Escação de Palmeiras 1 x 1 Athletico do dia 7/12/2014. Fonte: Ogol
Escação de Palmeiras 1 x 1 Athletico do dia 7/12/2014. Fonte: Reprodução/ Ogol

A tensão foi absurda na partida, pois o time visitante aos 9’ saiu na frente primeiro tempo, pela fragilidade defensiva de Lúcio na partida. Ainda na primeira etapa, Leandro Vuaden marcou pênalti para o Verdão e Henrique Dourado venceu Weverton e empatou o jogo. Assim, na etapa final, Valdivia seguiu jogando e tentando levar o Palmeiras para cima, que só foi melhorar com as substituições de Dorival Júnior. 

Como o vídeo mostra, o gol de Dourado e o empate no placar final trouxeram um alívio para um torcedor desesperado, mas que só conseguiu respirar tranquilamente após o gol do Santos de Thiago Ribeiro contra o Vitória, no finzinho do jogo, gol que confirmou a permanência do Palmeiras na Série A e que foi fundamental para o que o clube construiu a partir disso.

+ Siga o canal Palmeiras Online no Youtube

+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras