FutebolRony x Borja, qual contratação foi melhor no Palmeiras?

Rony x Borja, qual contratação foi melhor no Palmeiras?

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Borja é a contratação mais cara da história do Palmeiras, custando R$ 33 milhões em 2017, não muito atrás disso está Rony, 4° jogador mais caro da história (R$ 28 milhões). Assim nasce a discussão se o atual camisa 10 já possui um custo benefício melhor que o colombiano.

Borja chegou ao Palmeiras em 2017 e deixou o clube em 2019, além disso, marcou 36 gols e deu cinco assistências em 112 partidas, sendo campeão do Brasileirão em 2018.

Rony, no Verdão desde 2020, já ultrapassou o colombiano em gols, já que marcou 39 vezes, além de 16 assistências e seis títulos conquistados.

As histórias dos jogadores no clube também divergem. Borja chegou em 2017 como uma contratação, além de cara, badalada, pois havia acabado de ser campeão da Libertadores com o Atlético Nacional. Sua passagem não foi ruim, a quantidade de gols prova isso.

Entretanto foi um entre tantos outros centroavantes da história recente do Palmeiras que acabaram desaprovados pelo torcedor, que entendia que ele deveria jogar melhor do que jogou pelo preço que foi pago, quando na verdade foi uma questão de mercado, que estava encarecendo (e encarece a cada ano).

De fato, era um jogador pesado e que não correspondia ao perfil que a torcida queria para a camisa 9. No final de sua passagem, o atacante teve até uma mudança de perfil, passou a marcar mais e ser mais ativo dentro de campo, mas mesmo assim o Palmeiras o emprestou.

Ainda, no ano passado, quase voltou ao clube (na mesma época de Deyverson), acabou ficando no Júnior Barranquilla, onde de fato fez sucesso até ser vendido recentemente ao River Plate. 

Por outro lado, Rony chegou ao clube e teve um início desastroso, mas após muita insistência, deslanchou e se tornou peça chave do elenco.

Desde o ano passado, com a má fase de Luiz Adriano (que aliás, dentre os noves da era Crefisa, foi o melhor), o Rústico passou a fazer a função de um centroavante.

Claro que, com as devidas adaptações: atormentando a saída de bola adversária, recebendo passes longos e sempre tentando se antecipar aos zagueiros.

Fica evidente que em jogo com uma defesa mais fechada, Rony tem dificuldades por não ter tanto corpo para proteger, mesmo sempre se esforçando. Ainda assim, o camisa 10 vem melhorando muito os fundamentos, principalmente de finalização.

Por fim, Rony já tem um custo benefício melhor que teve Borja, levando em conta o valor, os números e principalmente a importância dele para o técnico Abel Ferreira.

+ Palmeiras segue fazendo história na Libertadores! Confira

+ Palmeiras toma decisão sobre contratação de novo reforço

+ Palmeiras