FutebolCategorias de BasePalmeiras tem forte mudança nas categorias de base, confirma diretor

Palmeiras tem forte mudança nas categorias de base, confirma diretor

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

A chegada de João Paulo Sampaio na gestão das categorias de base do Palmeiras foi um verdadeiro divisor de águas. Desde que Sampaio assumiu, o clube aumentou de forma considerável o número de atletas revelados e conseguiu embolsar verdadeira fortuna com negociações.

Entretanto, neste momento, o Palmeiras optou por mudar os rumos da categoria. E a atitude partiu do próprio gerente. Antes, Sampaio viajava a América do Sul em busca de jovens talentos. Agora, o projeto foi abortado.

LEIA MAIS > Palmeiras em alta: Situação de Dudu, venda de meia e R$ 1 bilhão na conta

“A verdade é que eu broxei com isso. Havia uma diferença muito grande entre os estrangeiros e os brasileiros”, disse Sampaio ao UOL Esporte.

“Os jogadores não se acostumavam com o ritmo do futebol brasileiro. Um jogador boliviano, colombiano, faz uma média de dez jogos de alto nível por temporada. Aqui no Brasil, esse número é de três a quatro vezes maior”, adicionou.

“Muitos reclamam de saudade de casa, não queriam aprender português, demoravam para se reapresentar quando viajavam para os seus países. E isso foi atrapalhando o nosso planejamento”, revelou.

LEIA MAIS > Sabia dessa? O Palmeiras já venceu o Catar! Entenda

Palmeiras tem apenas um atleta estrangeiro na base

O Alviverde tem apenas um jogador de fora do Brasil nas categorias inferiores. Robert Junior, meia paraguaio, está no sub-13 e é considerado uma grande joia sul-americana. A atenção em cima do garoto é tão grande que até a Nike já acertou contrato de patrocínio. Não se sabe ainda ao certo se seguirá no Palmeiras e se o investimento renderá resultados no futuro.

Apenas em 2022, o Palmeiras teve muito sucesso na base. Foi Campeão de todas as competições organizadas pela CBF: Campeonato Brasileiro sub-17, sub-20 e a Copa do Brasil de ambas as categorias. E, de forma inédita, conquistou a Copa São Paulo em janeiro ao golear o Santos no Allianz Parque.

+ Palmeiras