FutebolOs motivos da má fase defensiva do Palmeiras

Os motivos da má fase defensiva do Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

No último domingo (23), o Palmeiras empatou com o Vasco em 2 x 2, fora de casa, pela 2ª rodada do Brasileirão 2023. Rafael Navarro e Artur marcaram os gols do empate após o Verdão sair perdendo por dois gols de diferença.

Primeiramente, é necessário pontuar que não dá pra dizer, assistindo aos jogos e analisando os números, que o Palmeiras está jogando mal. Mesmo em jogos mais complicados, a questão é quanto tempo o Verdão demora para suprimir o adversário e golpeá-lo com ataques sucessivos.

LEIA MAIS > Palmeiras sai atrás, mas busca o empate com o Vasco no Maracanã

Assim, mesmo com desfalques importantes como Rony e Veiga, o ataque vem atuando bem, principalmente pelo desempenho individual ascendente de atletas como Endrick, Artur, López e Navarro. Isso vem sendo suficiente para chegar aos gols e aos resultados. Porém, o ponto negativo vem sendo a defesa: o Palmeiras tomou gols em todos os últimos quatro jogos e tem saído atrás no placar com frequência.

Este mau desempenho tem alguns fatores, o primeiro é o papel individual dos atletas. Em alguns dos gols sofridos, os zagueiros perderam duelos que não se pode perder, além de erros constantes de Marcos Rocha na saída de bola. Além disso, os volantes não têm conseguido compactar suficientemente o time para expor menos a defesa, o que deixa o time mais vulnerável, além do ataque estar menos dedicado ao papel defensivo.

Show Player

Esses erros individuais geram uma defesa mais lenta, principalmente em transições defensivas, o que costumava ser um ponto forte palestrino. O desgaste físico causado pela rotina de jogos é outro fator determinante, junto aos desfalques por lesão e as contantes alterações que Abel Ferreira tem que fazer no time titular.

Com alterações no time que começa o jogo em toda partida e com menos tempo para treino, a equipe fica menos entrosada e fornece mais espaços ao adversário. De fato, o Palestra ainda está se adaptando às baixas que sofreu em seu elenco, como na perda de Danilo que ainda não foi reposta por completo, principalmente na função de proteger a defesa.

Nas primeiras 22 partidas de 2022, o Palmeiras tinha 14 gols sofridos e 13 jogos sem sofrer gols. Já nesta temporada, são 19 gols sofridos e 11 jogos com a defesa intacta, dois a menos que na temporada passada.

O Palmeiras atualmente é o 3º colocado do Brasileirão com quatro pontos e, agora, vira a chave para o jogo de volta da Copa do Brasil, contra o Tombense, nesta quarta-feira (26), às 20h (de Brasília), fora de casa.

LEIA MAIS > Artur celebra seu primeiro gol pelo Palmeiras e avalia empate com o Vasco

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

+ Palmeiras