FutebolQuando Dudu volta ao Palmeiras? Especialistas explicam lesões

Quando Dudu volta ao Palmeiras? Especialistas explicam lesões

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Na última segunda-feira (28), o Palmeiras confirmou que o atacante Dudu teve diagnosticadas lesões no menisco e ruptura de ligamento cruzado anterior. O clube não informou o período previsto de recuperação, mas a probabilidade é de que o camisa 7 fique de seis a oito meses sem entrar em campo.

+ Palmeiras vai contratar substituto para Dudu?

Um fator importante que deve ser levado em conta é que o período de recuperação varia em relação a resposta do jogador ao tratamento, de acordo com o ortopedista especialista em joelho e trauma esportivo, Gabriel Pecchia, em entrevista ao Lance!.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

Vale ressaltar que a lesão que Dudu sofreu no menisco não muda o prazo estimado de retorno aos gramados, sendo considerada um problema comum para quem rompe o ligamento.

“Não muda tanto o tempo final de recuperação. Os procedimentos para recuperação da lesão meniscal não superam a lesão do (rompimento do ligamento) cruzado”; disse Gabriel Pecchia.

“A lesão no menisco associada é bem comum. Quando ocorre a torção no joelho, você tem a lesão do ligamento e do menisco. Isso não muda o tempo e não afeta a recuperação do atleta”, explicou Paulo Zogaib, médico do Núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Sírio-Libanês.

Após a recuperação, outra preocupação é com o retorno sadio de Dudu aos jogos. Os especialistas explicaram que será um momento de cautela e cuidado para evitar uma nova lesão no joelho ou algum problema muscular.

“Há uma preocupação com uma re-ruptura no ligamento. Por isso tem vários parâmetros para liberar o atleta para o retorno ao esporte. Geralmente alguns testes são feitos, uma avaliação do equilíbrio muscular e outros fatores que diminuem essa possibilidade”; detalhou Gabriel Pecchia.

“A volta tem que ser gradativa. A reconstituição acontece até seis meses, mas a volta plena à atividade é um pouco mais longa, de oito a nove meses. Os riscos são nos momentos iniciais da volta, em que as estruturas ficaram muito tempo sem entrar em atividade. Os atletas que voltam acabam tendo pequenas lesões musculares, dores, por causa da inatividade. Hoje em dia a recuperação é total e a volta ao nível de intensidade é normal, existem muitos casos de jogadores com essas lesões (ruptura) que voltaram plenamente“; concluiu o doutor Paulo Zogaib.

+ Raphael Veiga decide e garante três pontos aos Palmeiras; Veja as atuações contra o Vasco

Lesão mais séria da carreira de Dudu no Palmeiras

Com mais de 400 jogos pelo Palmeiras, está é a primeira lesão séria do atacante e a que vai deixá-lo por mais tempo longe dos gramados.

Antes, a lesão mais complicada sofrida por Dudu no Verdão havia sido em 2017, quando teve um problema muscular na coxa esquerda, durante a partida contra o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores daquele ano. Na ocasião, o camisa 7 deixou o campo chorando e ficou cerca de um mês sem jogar.

Neste ano, este é o segundo problema físico que Dudu precisa enfrentar. Recentemente, o atacante desfalcou o time por seis jogos do Brasileirão e entrou em campo apenas pelas partidas da Libertadores devido à uma lesão na panturrilha direita. O jogo contra o Vasco, quando torceu o joelho, era o retorno do camisa 7 aos jogos do Brasileirão.

Depoimento do atacante

“Momento difícil! Bem complicado. Mas vamos lá! Infelizmente, ontem, aconteceu comigo o que todos os atletas mais temem na vida: uma lesão grave. Graças a Deus, eu nunca tinha me machucado sério, mas tudo na vida acontece por algum motivo e acredito que Deus sabe de todas as coisas. Está doendo muito aqui no peito, uma tristeza e uma angústia gigantes, pois quem me conhece sabe o quanto sou comprometido. Muita gente até me chama de “fominha” por sempre querer estar dentro de campo, mas agora não há tempo para lamentar. Agora, é me dedicar todos os dias e fazer tudo o que a equipe médica me passar para voltar mais forte e melhor. E para poder continuar fazendo o que eu mais amo, que é jogar futebol e defender a Sociedade Esportiva Palmeiras. Agradeço por todas as mensagens de carinho que vocês estão me mandando. Podem ter certeza de que esse amor e apoio de cada um de vocês são fundamentais para eu me motivar, ainda mais, e me recuperar o mais rápido e melhor possível!!! Muito obrigado a todos e Deus no comando!”, escreveu Dudu.

Dudu se pronuncia através de suas redes sociais sobre lesão sofrida durante partida entre Palmeiras e Vasco, no Allianz Parque. (Foto: Reprodução)

+ Palmeiras