FutebolPalmeiras faz trabalho especial com convocados para evitar queda de desempenho

Palmeiras faz trabalho especial com convocados para evitar queda de desempenho

Após a Data Fifa do mês de junho, os jogadores do Palmeiras que foram convocados passaram por uma queda de produção quando retornaram ao clube. Agora, após a pausa mais recente para os jogos das seleções e próximo de jogos importantes na temporada, profissionais do Alviverde fazem um trabalho especial e de inteligência para evitar possíveis quedas de rendimento dos convocados.

O Palmeiras teve quatro jogadores convocados nesta Data Fifa, Raphael Veiga, Piquerez, Gustavo Gómez e Richard Ríos, sendo atletas fundamentais e três titulares absolutos no esquema tático de Abel Ferreira. Uma das explicações para a queda de rendimento após convocações é a mudanças de metodologia de trabalho das comissões técnicas das seleções. Dessa forma, o Núcleo de Saúde e Performance do Verdão trabalhou para minimizar esses efeitos.

+ Palmeiras está entre os três clubes da América do Sul que mais investiram em formação atual do elenco

+ Crefisa processa ex-conselheiro do Palmeiras por dano moral

Para isso, o Palmeiras estreitou relações com as comissões técnicas de seleções para obter informações de parte da rotina dos atletas nos dias longe da Academia de Futebol. A intenção, segundo informou o GE, é utilizar os dados obtidos junto às seleções para diminuir as diferenças de carga de treinamento e, então, determinar a melhor estratégia para manter a condição física de cada jogador após o retorno ao Verdão.

“Temos um monitoramento, não temos um controle. Cada seleção tem sua necessidade, cada comissão tem seu método e cada treinador seus anseios. O que a gente faz é ter acesso a esses dados depois para que a gente possa equacionar”, explicou Daniel Gonçalves, coordenador de Performance do Palmeiras em entrevista ao GE.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

Nas seleções, os jogadores palmeirenses tiveram experiências diferentes. Enquanto Piquerez e Gustavo Gómez foram titulares nos dois jogos do Uruguai e Paraguai, respectivamente, Richard Ríos não entrou em campo em nenhuma das duas partidas da Colômbia e Raphael Veiga atuou por apenas quatro minutos no segundo jogo do Brasil.

Com cenários distintos, o Palmeiras conseguiu orientar parte do treinamento dos atletas durante o período em que estiveram com as comissões técnicas de seus países. A orientação da comissão técnica de Abel Ferreira entrou na parte do trabalho de musculação dos jogadores, enquanto os treinos em campo foram individualizados de cada comissão.

“Depende daquilo que o jogador realiza durante a semana. Se a carga de treinamento dele for compatível com aquela que foi realizada no Palmeiras, é o mais adequado. O problema é quando o atleta treina pouco e não joga, também vale o inverso. Quando o atleta treina bastante e joga”, finalizou Daniel Gonçalves.

Dos jogadores convocados, Raphael Veiga, Piquerez e Richard Ríos já treinaram na Academia de Futebol ontem, quarta-feira (13). Veiga treinou normalmente com o elenco, enquanto Ríos e Piquerez realizaram um cronograma regenerativo com trabalhos na parte interna do centro de excelência e corrida ao redor do campo. O zagueiro Gustavo Gómez deve retornar aos treinos com o elenco nesta quinta (14).

O Palmeiras entra em campo na noite de amanhã, sexta-feira (15), contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo será às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. A probabilidade é de que os jogadores convocados estejam à disposição de Abel Ferreira para a partida.

+ Palmeiras