Na reta final e decisiva da temporada, o técnico Abel Ferreira tem uma importante missão no Palmeiras: encontrar o substituto para Dudu, que teve uma séria lesão no joelho direito, passou por cirurgia e não entra mais em campo neste ano. Sem um nome forte para ocupar a posição na ausência do camisa 7, alguns jogadores e esquemas táticos foram testados.

Dentre eles, um teste que deu certo na temporada passada pode ser a solução para Abel neste momento, que é improvisar Mayke como ponta direita. O que era um improviso, também na reta final da temporada 2022, deu certo e o lateral acabou ganhando espaço sendo escalado mais adiantado no corredor direito, como ala.

Em outubro de 2022, Mayke foi escalado no time titular como ponta na partida contra o Atlético-MG, no segundo turno do Brasileirão. O esquema tático deu certo e o lateral seguiu na posição durante alguns jogos. Em três partidas na função, no Brasileiro do ano passado (contra Atlético-MG, Botafogo e Coritiba), Mayke marcou dois gols (contra Botafogo e Coritiba) e o Palmeiras venceu as três partidas.

+ Escalação do Palmeiras: Gómez treina e time pode ter força máxima

+ Palmeiras faz trabalho especial com convocados para evitar queda de desempenho

Com o camisa 12 jogando como ponta, Marcos Rocha volta ao time titular na lateral. Nesse esquema tático, quando o Palmeiras tem a bola, Mayke tem a opção de atuar mais aberto no corredor direito, puxando a marcação e criando mais espaço para Raphael Veiga e Gabriel Menino chegarem ao ataque pelo lado. Além disso, o lateral tem um bom desempenho ofensivo, criando oportunidades de finalizações ou lançamentos na área. Já nos momentos em que o Palmeiras está sem a bola, Mayke desce para a marcação ajudando Rocha na defesa, dando mais segurança para o corredor direito.

Neste ano, Mayke atuou dessa forma na goleada por 4×0 do Palmeiras contra o Deportivo Pereira, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Na ocasião, Artur ficou no banco, Dudu foi deslocado para a ponta esquerda e o lateral entrou na ponta direita. O resultado foi um ganho ofensivo no corredor direito, inclusive com Mayke e Rocha marcando gols e criando jogadas no ataque.

Sem Dudu, o esquema tático foi testado no clássico contra o Corinthians, com Artur na ponta esquerda. No clássico, o Palmeiras não conseguiu balançar as redes e Artur demonstrou certa dificuldade no setor, o que, segundo Abel Ferreira, seria trabalhado nos dias de pausa da Data Fifa.

Além de Mayke, Abel tem Breno Lopes, Jhon Jhon e Luis Guilherme (em reta final da transição física) para a posição. Há ainda a possibilidade de entrar com Endrick atuando pelos lados do ataque. Inclusive, no Dérbi, com Artur apresentando dificuldades pelo lado esquerdo, a entrada do camisa 9 chegou a dar mais velocidade ofensiva, deixando o ataque mais eficiente.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS
+ Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP
+ Siga no Facebook

+ Instagram
+ Twitter
+ Inscreva-se no Youtube
+ Podcast
+ Canal do Telegram

Encontrar o substituto de Dudu no ataque do Palmeiras foi uma das missões de Abel durante o período livre para treinos na Data Fifa. O técnico falou sobre a importância de trabalhar os jogadores que podem atuar na posição.

“É manter os nossos processos, movimentos, organização. Vamos manter os processos, manter a equipe competitiva e dar mais jogo ao Artur, mais confiança ao Jhon Jhon, ao Endrick, que entrou muito bem”, ressaltou o técnico.

“Quando buscamos o Artur, sabíamos que era um jogador que jogou entre a 10 e a 7. Eu, por exemplo, vendo-o jogar contra, ia lhe dar a 7, mas foi para 10. É uma posição que ele domina. Logicamente, já não fazia algum tempo isso no seu lado esquerdo, mas teve um bom desempenho, apesar de já não fazer essa posição há muito tempo. Não é uma posição desconhecida para ele. Já para ver o que podemos fazer no futuro, arranjar as soluções para termos uma equipe competitiva”, disse Abel após o clássico contra o Corinthians.

Agora, antes de iniciar a disputa por uma vaga na final da Libertadores, contra o Boca Juniors, Abel terá dois jogos pelo Brasileirão para testar em campo as possibilidades e montar o esquema tático mais ofensivo sem Dudu. A próxima partida será já nesta sexta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), contra o Goiás, no Allianz Parque.