FutebolOpinião: Palmeiras precisa reformular o elenco. Luan, Mayke, Victor Luís e...

Opinião: Palmeiras precisa reformular o elenco. Luan, Mayke, Victor Luís e Lucas Lima não dá mais!

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Muito se discute sobre qual o melhor elenco do futebol brasileiro. Volta e meia o Palmeiras vence nos debates pela quantidade jogadores que preenchem o meio-campo e o ataque. Entretanto, o Atlético Mineiro entrou forte na disputa com as últimas contratações. Mas fato é que o elenco alviverde precisa de uma reformulação.

É inadmissível que o zagueiro Luan seja titular absoluto da equipe sem conseguir desempenhar um bom futebol. Assim como Victor Luis e Mayke que são completamente limitados. Ambos sofrem para fazer um bom jogo defensivo e quando buscam atacar, sequer conseguem fazer bons cruzamentos ou qualquer tipo de tabela mais à frente.

Nos últimos dois jogos para pegar como exemplo, Mayke e Victor Luis, juntos, tentaram 14 cruzamentos e acertaram apenas um. A maioria de seus passes são aqueles conhecidos como “passe seguro” que é para trás, normalmente para o zagueiro, ou um jogador mais próximo ao lado, sem grandes tentativas em ir ao ataque.

Um elenco bem valorizado e com grandes obsessões não pode ter Mayke e Victor Luís como segundas opções em caso de necessidade, como está sendo nos últimos jogos, sem Matias Viña e Marcos Rocha. E é incrível como eles não mostram nenhum tipo de evolução, seja marcando, atacando, com ou sem a bola, e seguem em campo a cada partida.

Outro ponto é o estilo de jogo que está ‘enraizado’ desde a saída do técnico Cuca em 2016, quando havia um time bem preparado e treinado, escalado de acordo com o adversário, que sabia propor o jogo e jogar de forma reativa. Há um bom tempo, o time já não sabe como é reverter uma situação após sair atrás do placar ou então furar uma defesa bem postada. Basta ver os resultados no Allianz Parque contra Mirassol, Inter de Limeira e CRB.

+ Após ser vendido para a Europa, jogador faz postagem e agradece ao Palmeiras

E a culpa não é do Abel Ferreira. Claro, o português tem a sua parcela, pois pode e deve tentar algo diferente. Ele tem, ou pelo menos deveria ter, respaldo para buscar algo diferente. Roger Machado tentou no início, mas acabou não conseguindo e deixou o clube. Felipão, Mano Menezes e Luxemburgo simplesmente buscavam a mesmice de sempre e o elenco ficou em sua zona de conforto.

É preciso reformular aos poucos, não de forma drástica, mas a diretoria (que na maioria das vezes se omite) precisa tomar providências. Claro, é importante fazer uma boa administração, mas não se pode fracassar na maioria das tentativas de contratações e não reforçar um elenco campeão da América e do Brasil.

Notou que em nenhum momento citei o Lucas Lima, certo? Pois é. Ele é tão irrelevante para o Palmeiras, que nem precisa citá-lo. Um jogador caro, que se tornou um dos piores investimentos do clube nos últimos anos, não consegue fazer gols, dar assistências e nem mesmo cobrar um pênalti…

A reformulação precisa começar pelo camisa 20, e depois ser acompanhado por Mayke, Victor Luís e Luan…

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras