GeralPalmeiras bate Sporting Cristal e vence na estreia da Libertadores

Palmeiras bate Sporting Cristal e vence na estreia da Libertadores

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Com gols de Henrique e Patrick Vieira, Verdão vence na raça e estreia bem na competição sulamericana.

Por Thiago Gomes

Muitos duvidavam que a estreia do Palmeiras na Copa Libertadores 2013 seria boa. Afinal, o time comandado por Gilson Kleina promoveria algumas estreias, e muitas peças importantes deixaram o clube. Não podemos deixar de citar Marcos Assunção e, recentemente, Hernán Barcos. Ainda assim, o Palmeiras teve uma boa disposição no campo e bateu os peruanos do Sporting Cristal por 2 a 1.

O jogo

Sem poder contar com Maikon Leite e Valdívia, Gilson Kleina mandou para campo uma equipe renovada. Sem Ayrton, que não foi relacionado, o treinador mandou Weldinho para a lateral direita e Marcelo Oliveira para a lateral esquerda. No meio, sem criação. Souza, Márcio Araújo, Patrick Vieira e Wesley tentavam fazer o papel de armadores. Na frente, só o jovem atacante Vinícius.

E o Palmeiras começou a sentir necessidade de ter um meia de origem. Sem nenhum interesse em bater no Verdão, o Sporting Cristal foi amplamente dominado pelo time paulista. O técnico Mosquera disse durante a semana que viria para vencer, mas não foi essa estratégia imposta em campo. Mas, mesmo dominando os peruanos, o Palmeiras tinha sérias dificuldades de finalizar.

Aos 39, Wesley bateu escanteio e Henrique veio que nem um foguete. A cabeçada, fortíssima, estufou as redes de Penny e deu mais tranquilidade. 1 a 0 Palmeiras.

Os peruanos vieram com uma alteração: Calcaterra na vaga do inoperante Sheput. Logo aos cinco minutos, o empate: Marcelo Oliveira bobeou e Lobatón tomou a bola. Desajeitado, Oliveira derrubou o adversário na área. Pênalti, que o próprio Lobatón bateu e guardou: 1 a 1.

Vendo que o Palmeiras estava sem poderio ofensivo, Kleina sacou Márcio Araújo e colocou Caio. Centrado, o Palmeiras melhorou um pouco a posse de bola. Revoredo se machucou e deu lugar a Uribe, jogador mais ofensivo.

O jogo ficou aberto, mas os peruanos estavam com mais posse de bola. Penny levou amarelo por fazer cera, e o adversário estava contente com o empate. Mas, aos 23, Caio fez paredão para Patrick Vieira chegar chutando forte, marcando um golaço no Pacaembú e colocando o Palmeiras de novo na frente. 2 a 1;

Kleina ainda promoveu duas alterações no fim da partida: Ronny no lugar de Vinícius e João Denoni no lugar de Patrick Vieira. Mas o adversário já não tinha mais forças, e o Palmeiras conseguiu sua primeira vitória na Libertadores 2013.

Análise

Ponto positivo: Mesmo sem um time com nomes fortes, o Palmeiras desenvolveu um bom futebol e conseguiu vencer, na raça. Com as chegadas de Valdívia e Maikon Leite, o Verdão pode melhorar ainda mais seu desempenho e dar trabalho na competição.

Ponto negativo: A falta de um meia armador foi determinante para o time sofrer nas conclusões.

 

Frase

“Eu tive a felicidade de fazer o gol, mas o mais importante foi sair com a vitória no primeiro jogo da Libertadores. Foi o jogo e gol mais importante da minha vida e graças a Deus tive a oportunidade de jogar bem e marcar o gol”, disse Patrick Vieira.

 

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 2 X 1 SPORTING CRISTAL (PER)

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/hora: 14/2/2012, às 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Martin Vázquez (URU)
Auxiliares: Maurício Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)

Renda/público: R$ 680.550,47 / 17.744 pagantes
Cartões amarelos:  Vinícius e Wesley (PAL), Cazulo, Chiroque, Penny e Lobatón (SCR)
Cartões vermelhos: –

GOLS: Henrique, aos 39’/1T (1-0); Lobaton, aos 6’/2T (1-1); Patrick Vieira, aos 22’/2T (2-1)

PALMEIRAS: Fernando Prass, Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo (Caio – 15’2T), Vilson, Wesley e Souza; Patrick Vieira (João Denoni – 29’/2T) e Vinícius (Ronny – 23’/2T). Técnico: Gilson Kleina.

SPORTING CRISTAL: Penny, Revoredo (Uribe – 13’/2T), Ayr, Álvarez e Quina; Cazulo, Lobatón, Chiroque (Arroe – 27’/2T) e Sheput (Calcaterra – Intervalo); Rengifo e Ávila. Técnico: Roberto Mosquera.

 

+ Palmeiras