GeralO perfil de Ricardo Gareca, possível novo técnico do Palmeiras

O perfil de Ricardo Gareca, possível novo técnico do Palmeiras

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Veja detalhes da vida do “quase” novo técnico do Palmeiras.

Gareca quando comandava o Vélez.
Gareca quando comandava o Vélez.

Ricardo Alberto Gareca Nardi nasceu em 10 de fevereiro de 1958, em Tapiales, na Argentina. Começou a sua carreira como jogador no Boca Júniors, em 1978. Sem mostrar grande futebol, Gareca foi emprestado ao Sarmiento, também da Argentina, em 1981, e mostrou muita habilidade, chamando novamente a atenção do seu “dono”, o Boca. Retornou rapidamente e defendeu as cores azul e amarelo até 1984.

Em 1985, Gareca defendeu o maior rival do Boca, o River Plate. Mas ficou pouco tempo, seguindo no mesmo ano para o América de Cáli, da Colômbia. Lá Gareca levantou o bicampeonato nacional e foi o vice-artilheiro com 21 gols. O argentino foi três vezes vice-campeão da Libertadores, sendo o artilheiro da competição continental em 1987.

Em 1989, Gareca sentiu saudades da Argentina e retornou para defender o Vélez Sarsfield, onde comandaria tecnicamente no futuro. Ficou por três anos e, em 93, foi para o Independiente, onde levantou o título de Campeão Argentino e da Supercopa Libertadores de 1994.

Após marcar 208 gols como jogador, Gareca encerrou a sua carreira como atleta e ficou dois anos sem atividade.

Treinador

Gareca aceitou o convite para treinar o Talleres, em 1996, e teve êxito. Levou o time de volta para a Série A na temporada 97-98. Em 1999, levou seu primeiro título internacional como técnico, quando sua equipe conquistou a Conmebol de 1999.

Gareca passou também por Colón, Quilmes e Argentinos Júniors, na Argentina. Na Colômbia, o treinador comandou América de Cáli e Santa Fé. Seu último clube foi o Vélez Sarsfield, onde conquistou o Campeonato Argentino em 2009 e foi vice em 2010. Em 2011, o argentino foi terceiro na Libertadores e conquistou, de novo, o nacional do mesmo ano.

Perfil

Gareca é muito reconhecido na Argentina, principalmente pela sua passagem pelo Vélez. O treinador levantou quatro títulos nacionais em cinco anos. Em 2011, levou o Vélez para as semifinais da Copa Sulamericana, mas sucumbiu diante da Ponte Preta. Coincidentemente, foi um time brasileiro responsável pela sua demissão no time argentino.

O treinador impressionou a diretoria do Vélez por não precisar de muitos recursos financeiros. Gareca não exigiu muito dinheiro e nem muitos reforços, utilizando recursos da base e reforços não utilizados. Segundo a diretoria do time argentino, Gareca montou uma equipe com mais de 20 jovens da base, criando uma espinha dorsal doméstica.

Se assinar nesta quarta-feira, Gareca precisa quebrar um tabu sobre técnicos estrangeiros. No Palmeiras, somente Filpo Nuñes deu certo nos anos 60.

+ Palmeiras