GeralPós jogo: Palmeiras 1 x 1 Grêmio

Pós jogo: Palmeiras 1 x 1 Grêmio

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Verdão empata e se classifica para a grande final da Copa do Brasil 2012, ante o Coritiba.

Por Thiago Gomes

Foi uma verdadeira guerra! Palmeiras e Grêmio fizeram um jogo típico dos anos 90, quando as duas equipes travavam batalhas épicas em campo. O adversário abriu o placar, mas o Palmeiras empatou com o iluminado Valdívia, em belíssima jogada.

Verdão é o grande finalista da Copa do Brasil 2012. O confronto será contra o Coritiba, em duas partidas.

O jogo

Marcos Assunção foi barrado no vestiário, e o técnico Luiz Felipe Scolari entrou com Márcio Araújo. João Vitor também foi titular, junto com Daniel Carvalho. Valdívia, liberado, estava no banco de reservas.

Com a forte chuva que caiu durante todo dia em São Paulo, o campo ficou muito pesado e dificultou demais as ações do Grêmio. Por incrível que pareça, o Palmeiras não ficou apenas na defensiva. Mazinho disparou pelo flanco esquerdo e cruzou. Daniel Carvalho entrou de carrinho, resvalou na bola, mas não o bastante para guardar nas redes. Aí Barueri pegou fogo…

O Palmeiras começou a fazer o jogo inteligente que fez no Rio Grande do Sul. Tocava a bola, afastada e se defendia bastante. Já o Grêmio sabia que poderia arriscar com bolas paradas, e Felipão pediu para o time evitar contatos físicos fortes.

Aos 16 minutos, outra chance palestrina: João Vitor cruzou certo na área e achou Maurício Ramos. O zagueiro palmeirense testou consciente, firme, mas Victor defendeu com a perna.

Aos 27, o Grêmio investiu e ameaçou Bruno: Souza arriscou, mas o arqueiro palestrino só acompanhou a saída.

Dos 30 minutos até o intervalo, o Grêmio teve duas chances: Marco Antônio recebeu com certa liberdade na área e chutou, mas Bruno fez excelente defesa. Na sequência, Kleber entrou na área e se preparava para finalizar, mas Artur cortou com maestria e vibrou muito.

Na segunda etapa, o Grêmio veio disposto a praticar violência. O Palmeiras, por sua vez, tentava administrar, mas apanhou bastante em campo. O árbitro Ricardo Marques deixou passar muita coisa e não disparou a quantidade de cartões que, de fato, deveria.

Aos 15 minutos, Felipão mandou Valdívia para campo. O técnico Vanderlei Luxemburgo mandou André Lima no lugar de Marco Antônio, minando assim qualquer chance de criação no meio campo. Acéfalo, o adversário para a ligação direta.

Kleber sofreu falta de Márcio Araújo em lance questionável. Na cobrança, Edilson mandou bola perigosa que quicou na frente de Bruno. Com o gramado molhado, o goleiro palmeirense soltou a bola nos pés de Fernando, que não teve dificuldade para abrir o placar: 1 a 0 Grêmio.

Foram seis minutos de preocupação. A torcida do Palmeiras sabia que era um resultado difícil pois, a qualquer momento, o adversário poderia assinalar mais um tento e, assim, o confronto estaria empatado. Mas Valdívia, com toda sua magia e vontade, resolveu: o chileno recebeu bola com certa liberdade pelo meio e tocou para Juninho. O lateral palmeirense arrastou a marcação e devolveu para o meia, que soltou no contrapé de Victor, enlouquecendo a Arena Barueri: 1 a 1.

O gol palmeirense destruiu a base gremista. Todo planejamento de Luxemburgo caiu por terra, e o time começou a bater. Quando Barcos se preparava para virar a partida, foi derrubado por Rondinelly fora da área. Ricardo Marques sacou o vermelho. Henrique chegou no bolo e levou um soco no rosto de Edilson. O juiz expulsou o jogador gremista e recebeu orientação do bandeira para expulsar Henrique. O árbitro só expulsou o zagueiro palmeirense para manter a média, e prejudicou bastante o time alviverde na sequência da competição.

Após o fim da confusão, Valdívia bateu falta na trave. Depois disso, o Grêmio sucumbiu ao Palmeiras e viu a torcida palestrina comemorar debaixo de muita chuva. Administrando o tempo, o Verdão levou a vaga, para delírio dos alviverdes.

Kleber e Luxemburgo saíram de campo vaiados. A torcida pôde, finalmente, vingar as últimas presepadas dos dois. Agora, o Palmeiras pega o Coritiba na final da Copa do Brasil 2012.
Frases

“Este é o Palmeiras que sempre queremos, que todos nós lutamos. Esse é o caminho. Esse era nosso grande objetivo. Queremos acabar com essa fase negativa do Palmeiras. Estamos no caminho certo,” disse Barcos.

“Não são eles que não ganham títulos há dez anos. Muitos outros estiveram aqui e não ganharam. Chegaram agora e estão fazendo um trabalho de boa vontade. Devem ser valorizados. Merecem que a torcida valorize o que estão fazendo, é a nossa final. É um grupo vencedor. Há dois anos aqui, eu e alguns não chegamos a final nenhum. Nosso índice melhorou 10%, mas os outros não,” disse Felipão, na coletiva.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1X1 GRÊMIO

Local: Arena Barueri, Barueri (SP)
Data/hora: 21/6/2012 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio S. Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

GOLS: Fernando, 21’/2°T (0-1) e Valdivia, 27’/2°T (1-1)
Público e renda: 26.225 / Não disponível
Cartões amarelos: Gilberto Silva e Pará (Grêmio); Daniel Carvalho, Valdivia e Barcos (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Edilson e Rondinelly (Grêmio); Henrique (Palmeiras)
PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro, 40’/2°T) e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, João Vitor (Patrik, 47’/2°T), Daniel Carvalho (Valdivia, 15’/2°T) e Mazinho; Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GRÊMIO: Victor, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza (Rondinelly, intervalo), Léo Gago e Marco Antônio (André Lima, 15’/2°T); Kleber e Marcelo Moreno (Miralles, 23’/2°T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

+ Palmeiras