Como antecipado pela Federação Paulista de Futebol, “o estadual deste ano será mantido e concluído em campo”. Sendo assim, no início da tarde desta quarta-feira (8), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Paulistão está autorizado para retornar no dia 22 de julho. Portanto, vamos relembrar 10 jogos do Palmeiras sob comando de Vanderlei Luxemburgo até a paralisação no Paulistão 2020.

Palmeiras estreia com goleada

Em 22 de janeiro, o Verdão fez sua estreia no Paulistão diante do Ituano e conquistou uma grande vitória. Naquela oportunidade, o Palmeiras venceu a partida por 4 x 0, com domínio total. Entretanto, depois de um 1º tempo sem grandes destaques, Marcos Rocha, Lucas Lima, Zé Rafael, de letra, e Willian Bigode foram as redes, conquistando um ótimo resultado. Inclusive, o gol do camisa 20 chegou ao story do artista Snopp Dog, algo bem inusitado.

Na rodada seguida houve o choque-rei. Embora a posse de bola tenha ficado em boa parte do duelo com o São Paulo, o Palmeiras obteve as melhores oportunidades de marcar, mas o placar terminou empatado em 0 x 0. Em contrapartida, Ramires foi um dos destaques daquele encontro, certamente, até aqui, a melhor partida de sua passagem com o manto alviverde.

Um novo 4 x 0 e a 1ª e única derrota

Já diante da torcida no ‘poercoembu’, o Palmeiras recebeu o Oeste e goleou a equipe de Barueri, com destaque para Willian Bigode. O camisa 29 não só foi o capitão da equipe, como brilhou marcando três vezes. Ali, se firmando no time titular de Luxemburgo. Afinal, vale ressaltar que o atacante vinha entrando somente no 2º tempo nas rodadas anteriores.

Mas, por outro lado, jogando fora de casa, no Nabi Abi Chedid, o Verdão conheceu a sua primeira e única derrota no ano. O Bragantino querendo mostrar sua força foi com tudo pra cima do Palmeiras que, de certa forma, esteve longe de fazer um bom jogo. E como de costume, o primeiro tempo foi lastimável. Tanto que os anfitriões chegaram a finalizar 12 vezes contra a meta de Weverton.

Consequentemente, a equipe veio a sofrer 2 x 0. Então, o grande problema veio à tona: sair atrás do placar, ainda mais por uma diferença de dois gols… Dudu até chegou a diminuir marcando de pênalti, mas a derrota já era certa, e pelo futebol apresentando, até justa.

A continuidade sem regularidade

Depois disso, o Palmeiras voltou a acumular jogos ruins, como, por exemplo, a vitória magra contra a Ponte Preta fora de casa, gol de Willian. Por sinal, Dudu foi expulso e, consequentemente, veio a ser desfalque da equipe no jogo de estreia do novo gramado do Allianz Parque. Então um susto. Rafael Silva chegou a abrir o placar no início da etapa final, no vacilo de Gustavo Gómez. Mas o próprio zagueiro igualou o jogo, de cabeça, após escanteio cobrado por Gabriel Menino. Poucos minutos depois Veiga e Luiz Adriano concretizaram a vitória, para alívio de todos os palmeirenses.

Daí em diante, os comandados de Luxemburgo ficaram em baixa no

Paulistão. Apenas 1 x 0 no Guarani em casa, no jogo 300 de Dudu. Empate sem gols contra o Santos, em um jogo completamente aberto. Um novo empate em 1 x 1 contra a Ferroviária, também no Allianz Parque e, por fim, o 0 x 0 contra a Inter de Limeira, fora de casa. Por sinal, jogando boa parte da segunda etapa com um jogador a mais e não soube aproveitar. Por fim, Marcos Rocha foi expulso nos últimos minutos e é desfalque certo para o próximo jogo, diante do Corinthians.

Situação na tabela

O Palmeiras paralisou em 2º lugar no Grupo B, com os mesmos 19 pontos do Santo André, líder pelo critério de mais vitórias, o Verdão tem cinco. O Grêmio Novorizontino vem logo atrás com 16 pontos, enquanto o Botafogo-SP é o lanterna com 8.

Portanto, se a Palestra vir a derrotar o Corinthians na próxima rodada na retomada do Paulistão, além de assegurar a classificação para o mata-mata (convenhamos, obrigação), elimina o maior rival ainda na fase de grupos. Contudo, na 12ª rodada, o Palmeiras encerra a primeira fase contra o Água Santa, no Allianz Parque.

Dúvidas no time titular

Ao que tudo indicada, Dudu está de saída, já não é novidade para ninguém. Além disso, também se fala em Raphael Veiga e Scarpa deixarem o Palmeiras. Enquanto Victor Luís é o mais próximo de ser emprestado – novamente ao Botafogo.

Com a saída do principal jogadores do clube nos últimos cinco anos, não há como prever algo positivo, muito menos neste momento cheio de incógnitas. O tom adotado pela diretoria é que não irá ao mercado em buscar de suprir essa ausência, acreditando que o futuro possa vir ou estar na base.

Talvez nem o próprio Luxemburgo saiba como definir seus 11 titulares. Nos últimos jogos adotou um time com Dudu jogando pelo meio, centralizado, 4-2-1-3. A linha defensiva podemos dizer que sim, com Vitor Hugo procurando seu espaço. Já o meio campo pode contar com Bruno Henrique e Ramires, talvez Zé Rafael, ou até mesmo com Gabriel Menino e Patrick de Paula, que surpreenderam em campo.

Com Dudu de fato saindo, o trio de ataque certamente será o mesmo, com Rony, Luiz Adriano e Willian Bigode. A saber quem seria o armador dessa equipe, tendo em vista que Lucas Lima, Raphael Veiga e Scarpa ainda não se provaram com a camisa do Palmeiras.

Fato é que todos os palmeirenses querem assistir a equipe no sábado, dia 8 de agosto, e comemorar mais um estadual, depois de 12 anos..