O Palmeiras perdeu jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2022 para o São Paulo. É a segunda vez que as duas equipes se enfrentam na competição. A primeira foi em 2000, quando se enfrentaram pelas quartas de final daquele ano e o São Paulo acabou passando para as semifinais.

O Palmeiras havia conquistado recentemente sua primeira Libertadores, em um ano mágico para a história alviverde e vinha também embalado em 2000, já que conquistou a Taça Rio-São Paulo contra o Vasco, com um 4 x 0 na final e foi semifinalista do Paulista, sendo eliminado pelo Santos.

Além disso, a equipe chegou a segunda final seguida de Libertadores, mas perdeu para o Boca Juniors na fatídica final. Aliás, as quartas da Copa do Brasil vieram logo em seguida da final continental, por isso o ânimo já estava ruim. Já o São Paulo, mesmo tendo sido eliminado da Rio-São Paulo, estava embalado pois havia acabado de vencer o Campeonato Paulista.

Curiosamente as datas dos confrontos em 2000 (24 e 27 de junho) são bem parecidas com as desta temporada, que tem maior espaçamento entre os jogos (23 de junho e 14 de julho) devido à divisão do calendário.

Escalações do jogo de ida:

São Paulo: Rogério Ceni; Beletti, Edmílson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Maldonado, Fabiano, Vagner e Raí; Marcelinho Paraíba e França.

Palmeiras: Marcos; Neném, Argel, Roque Jr. e Júnior; Fernando, Galeano, Rogério e Alex; Euller e Alberto.

O jogo de ida naquela oportunidade também foi no Morumbi e o São Paulo venceu por 2 x 1, com gols de França e Raí. O gol do Palmeiras foi de Alex, de pênalti. Já a partida de volta marcou um duelo entre Felipão e Levir Culpi, que alteraram bastante os times para a segunda partida, no Palestra Itália.

Escalações do jogo de volta:

Palmeiras: Marcos; Rogério, Argel, Índio e Tiago Silva; Galeano, César Sampaio e Júnior; Euller, Basílio e Pena.

São Paulo: Rogério Ceni; Pimentel, Edmílson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Alexandre, Vagner, Edu e Raí; Marcelinho Paraíba e Sandro Hiroshi

Entretanto, o rival venceu por 3 x 2, Rogério marcou os dois gols palmeirenses, enquanto Vagner, Raí e Sandro Hiroshi marcaram para o São Paulo. A derrota marcou o fim de uma era, já que Scolari deixou o Palmeiras após a derrota e em seguida alguns craques da Era Parmalat também deixaram o clube.

Mesmo assim, sob o comando de Murtosa, que era auxiliar de Felipão, o Palmeiras venceu a Copa dos Campeões (que hoje seria como a Sul-americana) e ainda eliminou o mesmo São Paulo nas oitavas do Brasileirão. Além disso, chegou a final da Mercosul, mas perdeu para o Vasco.

Já o São Paulo, perdeu na final da Copa do Brasil para o Cruzeiro, sendo talvez uma das maiores chances da equipe conquistar o troféu que até hoje não levantou, e não teve destaque em nenhum outro torneio. Dessa forma, Levir Culpi deixou o time no final da temporada.

Os momentos são diferentes para ambas equipes, já que o futebol do Palmeiras promete muito ainda para o restante dos anos, enquanto o São Paulo tenta voltar a vencer grandes títulos.

Palmeiras e São Paulo se encontram novamente pela Copa do Brasil no dia 14 de julho, no Allianz Parque.

+ Com os pés no chão, Rony fala sobre São Paulo x Palmeiras na Copa do Brasil

+ Contra o São Paulo, Palmeiras busca igualar segunda maior invencibilidade do século.

Seja um apoiador do Palmeiras Online

Siga o Palmeiras Online no Twitter

Siga o Palmeiras Online no Facebook

Siga o Palmeiras Online no Instagram

Inscreva-se no canal do Palmeiras Online no Youtube

Ouça o podcast Palmeiras Online

Participe do canal Palmeiras Online no Telegram