Nesta quinta-feira (14), o Palmeiras acabou sendo eliminado na Copa do Brasil para o São Paulo. Apesar de ter vencido no tempo normal pelo placar de 2 x 1, o Verdão saiu derrotado nas cobranças de penalidades máximas, o que reforçou ainda mais o desempenho ruim do time nos últimos tempos.

A fase ruim em pênaltis começou no Mundial de 2020, quando a equipe de Abel Ferreira perdeu para o Al Ahly, na disputa pelo terceiro lugar da competição.

Em seguida, vem a perda da Supercopa para o Flamengo, a derrota da Recopa Sul-Americana para o Defensa Y Justicia e, por fim, a eliminação vergonhosa na Copa do Brasil de 2021 para o CRB, no Allianz Parque.

Ou seja, das últimas 31 cobranças de pênalti batidas, o Palmeiras acertou somente 16 e perdeu 15. Isto é, o aproveitamento do clube é de 51,6%. A média é de um erro cada duas cobranças e entre dois e três acertos após cinco tentativas.

Como curiosidade, a última vez na qual o Maior Campeão Nacional venceu nas penalidades foi em 2020, contra o Corinthians, pela decisão do Campeonato Paulista. Na ocasião, o jogo ficou empatado por 1 x 1 no tempo normal e, nas cobranças da marca penal, Patrick de Paula fez o gol que deu a 23ª conquista do título estadual ao time de Abel Ferreira.

O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Calleri, do São Paulo FC, durante partida válida pelas oitavas de final, volta, da Copa do Brasil, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Outro ponto importante a se destacar é o meia Raphael Veiga, com três pênaltis desperdiçados em sequência. Anteriormente, o atleta havia errado contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Agora, o atleta perdeu duas cobranças diante do São Paulo, sendo um no tempo normal e outro na decisão por penalidades.

Vale lembrar que o atleta chegou a ser colocado como melhor batedor de pênaltis recentemente. Veiga teve 25 acertos ao todo, sendo que o único erro havia sido na época em que defendeu as cores do Athletico-PR, onde teve uma passagem brilhante.

Agora, o Palmeiras volta a dar atenção ao Brasileirão. Na próxima segunda-feira (18), o Alviverde enfrenta o Cuiabá pela 17ª rodada do torneio nacional. O jogo será no Allianz Parque, às 20h (horário de Brasília).

+ Atacante anuncia saída do Palmeiras; Foi destaque na Copinha

+ Palmeiras: confira mais informações e entenda a dispensa de Endrick pelo São Paulo