GeralClubeSuper Academia!

Super Academia!

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Com apoio da Ambev, local será reformulado e atletas terão concentração sem sair do centro de treinamento.

Futura fachada da Academia de Futebol do Palmeiras.
Futura fachada da Academia de Futebol do Palmeiras.

A reformulação da Academia de Futebol começou. O espaço total estimado de área construída será de 3.800 m², onde serão instalados doze locais diferentes como quadras, pista de aquecimento, academia, hotel, auditório, além do completo centro de reabilitação.

“Quando as etapas forem todas concluídas, o Palmeiras terá sua Academia de Futebol completa e condizente com a grandeza de um dos maiores clubes do mundo,” exalta o presidente Paulo Nobre.

As maiores novidades para os jogadores serão a piscina de fisioterapia e o alojamento. Não haverá mais necessidade de sair da Academia e partir para um hotel antes dos jogos. O prédio será erguido em uma área de 1050 m². Contará com salão de jogos, auditório para 45 pessoas e sala de cinema.

Para José Carlos Brunoro, diretor executivo do Palmeiras, como a concentração dos jogadores será feita no próprio ambiente, o clube irá economizar. “Quando os jogos forem em São Paulo, não vamos gastar com hospedagem e os atletas poderão treinar em dois períodos sem, necessariamente, voltar para casa.”

Quase 25% da área total será destinada ao novo centro de reabilitação. O ambiente terá sala de fisioterapia e três tipos de piscina. Uma em lona vinílica a 33ºC com dois sistemas de hidromassagem, outra preparada para esteira aquática e a última para ‘deep running’, que será anexada à segunda. Além disso, o ambiente terá sala de fisioterapia de 360º, departamento médico com oito salas e banheiro com acessibilidade.

A Ambev apoia o Palmeiras na reforma da Academia e a previsão para conclusão da primeira etapa é o segundo semestre de 2014. “Os jogadores irão conseguir se adaptar melhor e a recuperação de lesões ficará mais fácil e rápida,” afirma Brunoro.

O departamento médico será transferido para o ginásio. Assim, os vestiários serão ampliados. A expectativa é de que o centro de treinamento vire referência e que outros atletas procurem o local para utilizá-lo em tratamentos.

“Quando estiver tudo finalizado, acredito que naturalmente jogadores de outros lugares do país e do mundo vão se recuperar no local. Com o trabalho que vamos fazer, o Palmeiras será modelo,” explica.

As quadras, pista de aquecimento e a academia ocuparão cerca de 670 m². O pavimento terá uma pista com gramado sintético e uma quadra de aquecimento com o mesmo material, ambas com padrão FIFA. Será construída também uma quadra de aquecimento para o time de basquete.

O projeto inclui reforma na cozinha e no refeitório de 500 m². A administração e almoxarifado ficarão com 305 m². Haverá sala de reuniões, do patrocinador e do estoque. A praça central ocupará cerca de 260 m² do loca..

Plano diretor definirá novas instalações

Visão interna do prédio do CT do Palmeiras.
Visão interna do prédio do CT do Palmeiras.

Com a construção do novo estádio Allianz Parque e as reformas e melhorias na área social, novas medidas foram tomadas pela atual gestão para qualificar a estrutura do clube para o uso dos sócios. A mais recente delas é a formação de um Plano Diretor, um planejamento feito pelo próprio Palmeiras para administrar todos os projetos e reformas que serão realizadas dentro de sua área, de acordo com o espaço apropriado.

Segundo o diretor executivo do Verdão, José Carlos Brunoro, a introdução desde plano, que está sendo desenvolvido pela empresa C+A Arquitetura, ajudará bastante nesta reestruturação que o clube passa com a reforma do antigo Palestra Itália. “Com a construção da Arena, sobraram alguns espaços que, olhando de fora, parecem que nunca serão utilizados. Para corrigir este erro, procuramos a ajuda de pessoas especializadas para que seja feita uma adequação destes locais. Cada projeto que nós fizermos será baseado neste Plano Diretor,” disse.

A importância do planejamento foi ressaltada por Horácio Augusto Figueira, engenheiro civil há 38 anos e Mestre em Engenharia de Trânsito. “Um Plano Diretor é uma diretriz a ser seguida e deve ser respeitado por todos, desde sócios até o alto escalão da diretoria,” completa.

Fonte: Revista Oficial do Palmeiras

+ Palmeiras