FutebolConheça a Universidad Católica, rival do Palmeiras nas oitavas da Liberta

Conheça a Universidad Católica, rival do Palmeiras nas oitavas da Liberta

Equipe chilena terminou a fase de grupos com a segunda pior campanha

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Foi realizado nessa terça-feira (1) o sorteio para os mata-matas da Libertadores 2021. O Palmeiras conheceu o seu primeiro rival na busca pelo Tri: Universidad Católica, do Chile. Os jogos serão realizados nos dias 14 e 21 de julho, com o jogo da volta sendo disputado no Allianz Parque.

Com 3 derrotas e 3 vitórias na fase de grupos, a equipe chilena conquistou 9 pontos em 18 disputados. Ficou na segunda colocação do grupo F, o único sem nenhum time brasileiro, atrás do Argentinos Juniors, com 12 pontos. Na classificação geral da primeira fase, a Católica terminou com a segunda pior campanha, à frente apenas do Olímpia, no saldo de gols. O Palmeiras terminou com a segunda melhor campanha, atrás do Atlético-MG.

Desempenho da Universidad Católica na fase de grupos:

22/04 – Atletico Nacional 2×0 Universidad Católica

29/04 – Universidad Católica 0x2 Argentinos Juniors

05/05 – Universidad Católica 3×1 Nacional

12/05 – Argentinos Juniors 0x1 Universidad Católica

18/05 – Nacional 1×0 Universidad Católica

26/05 – Universidad Católica 2×0 Atlético Nacional

Técnico

Gustavo Poyet teve longa carreira na europa. Foi assistente técnico de equipes como o Leeds United e Tottenham. Como treinador, teve ótimas passagens no futebol inglês: Com o Brighton, fez boa campanha, livrou a equipe do rebaixamento e ficou de 2009 à 2013. No Sunderland, chegou a uma final da copa da liga inglesa e aplicou a primeira derrota de José Mourinho à frente do Chelsea, em 2014 no Stamford Bridge. Depois desses feitos, teve breves passagens por AEK Atenas da Grécia, Real Bétis da Espanha, passou pela china com o Shangai Shenhua, pelo Bordeaux da França e nessa temporada, depois da saída de Ariel Holan, assumiu sua primeira equipe sul-americana, a Universidad Católica.

Elenco

Com seis gols marcados na primeira fase, a equipe de Poyet tem alguns destaques, dentre eles, dois são jogadores de seleção. O meio-campista Juan Leiva e o atacante Clemente Montes foram convocados para a seleção chilena, onde vão disputar as Eliminatórias Sul-americanas contra Argentina e Bolívia. Diego Valencia, que atua na ala direita, compartilha a artilharia da equipe com Fernando Zampedri, que joga mais como ponta de lança, ambos com dois gols. Zampedri já balançou as redes do Verdão em 2017, atuando pelo Atlético Tucumán.

Histórico

O Palmeiras nunca perdeu para a Católica. São cinco partidas disputadas com quatro vitórias alviverdes e um empate. São 12 gols marcados e quatro sofridos em todo o histórico. O primeiro confronto das duas equipes foi em 1964, no Torneio Internacional do Chile, quando a equipe Palestrina venceu “Los Cruzados” por 3×1 no Estádio Nacional em Santiago. O último duelo foi pela Copa Mercosul, em 2000. Novamente, 3×1 para o Verdão. Pela Libertadores, as equipes se enfrentaram duas únicas vezes na mesma edição de 1968 e o Palmeiras venceu em ambas.

Prognóstico

Com a definição do chaveamento, o atual campeão pode pegar, caso passe pelo time chileno, o São Paulo nas quartas, que joga contra o Racing. E no caminho para o Tricampeonato pode enfrentar Boca Juniors, Atlético-MG, River Plate ou Argentinos Juniors nas semifinais.

Chaveamento dos mata-matas da Libertadores 2021. (imagem: Divulgação/Conmebol)

+ Palmeiras