San Lorenzo

    O San Lorenzo foi fundado em 1 de abril de 1908 no bairro de Almagro, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, pela iniciativa de um grupo de jovens, incentivados pelo padre salesiano R.P. Lorenzo Massa. As cores escolhidas para seu uniforme foram o azul e o vermelho, que simbolizam o ideal e a luta, e este clube também é conhecido como “El Ciclón”.

    San Lorenzo em 1947
    Entre as muitas histórias de sua rica existência, destaca-se que em 1947, em excursão pela Europa, ganhou da Espanha em Madri por 6 a 1 e de Portugal em Lisboa por 10 a 4, com o grande time que havia sido campeão argentino um ano antes. O modelo de jogo baseado na passagem constante da bola entre todos os seus jogadores, é a base do futebol europeu hoje, sobretudo com Pep Guardiola, que disse ter se baseado no antigo estilo do San Lorenzo.

    Este clube participou doze vezes da Taça Libertadores da América sendo o primeiro representante da Argentina na primeira edição do troféu, em 1960, chegando em três delas às semifinais (1960, 1973 e 1988). Além disso, foi o último campeão da Copa Mercosul no ano de 2001 e ganhou a primeira edição da Copa Sul-Americana de futebol, em 2002.

    San Lorenzo é o único time argentino que tem saldo positivo nos confrontos contra o Boca Juniors. Além deste rival, faz grandes clássicos contra o River Plate, o Racing Club o Independiente e o clássico de barrio (do bairro) contra o Huracán.

    Além do futebol, as representações do clube tiveram ou tem boas atuações no basquete (conquistou vários torneios argentinos e sul-americanos entre os anos 1960 e 1975), no hockey (vários Campeonatos Metropolitanos), no atletismo (como o caso do maratonista Delfo Cabrera, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1948 e Osvaldo Suárez, vencedor da Corrida Internacional de São Silvestre nos anos 1958, 1959 e 1960) e, recentemente, no futsal e no vôlei (a equipe masculina foi campeão da Segunda Divisão Argentina no ano de 2004). A instituição é considerada o vencedor do esporte argentino.

    Seu atual estádio é o Pedro Bidegain, com capacidade para 47 964 espectadores, tendo sido inaugurado em 16 de dezembro de 1993 e que também é conhecido como “El Nuevo Gasômetro”, uma homenagem ao antigo estádio do clube, local de incontáveis glórias do futebol argentino, onde muito jogou a seleção nacional, e que foi demolido para dar lugar a uma rede internacional de hipermercados.

    O antigo estádio, “El viejo” (o velho) Gasômetro de Boedo, havia sido fundado em 17 de maio de 1916 , na vitória do San Lorenzo sobre o Estudiantes de La Plata por 2 a 1 e sua capacidade chegou a 75 mil espectadores em 1929, um verdadeiro monumento do futebol mundial naquela época, com iluminação artificial tendo sido instalada em 1939. O último jogo no estádio localizado no bairro portenho de Boedo foi no dia 2 de dezembro de 1979.

    A 13 de agosto de 2014, o San Lorenzo de Almagro conquistou a Taça Libertadores, ao vencer em casa, os paraguaios do Nacional por (1 a 0), num golo de Nestor Ortigoza (nascido na Argentina, mas naturalizado paraguaio), depois de ter empatado (1 a 1) no jogo da primeira mão da final.

    Desta forma, o único dos cinco grandes clubes argentinos que nunca vencera a principal competição sul-americana (equivalente à Liga dos Campeões europeia) conseguiu afastar a espécie de “maldição” que pairava desde a edição inaugural da Libertadores, na qual o San Lorenzo participara como primeiro representante da Argentina. Coube ao “capitão” Leandro Romagnoli erguer o troféu tão ambicionado, em pleno relvado do estádio Pedro Bidegain, popularmente conhecido por Nuevo Gasómetro.

    No dia 17 de dezembro de 2014 o San Lorenzo se classificou para a decisão do Mundial de Clubes da FIFA vencendo o Auckland City da Nova Zelândia pelo placar de 2 a 1, mas acabou sendo derrotado na final para o Real Madrid por 2 a 0.

    Fonte: Wikipedia

    Ligas
    Libertadores 2019
    Temporadas
    2019
    Mandante